Mucane recebe exposição fotográfica sobre mulheres negras
Publicada em 26/07/2018, às 07h00
Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM
Divulgação Semc
Exposição "Afro-Tons De Zacimbas a Suelys: Vozes e Olhares Múltiplos" traz um painel fotográfico e imagético da produção artística de mulheres negras
A apresentação de um painel fotográfico e imagético da produção artística de mulheres negras. Essa é a proposta da exposição "Afro-Tons De Zacimbas a Suelys: Vozes e Olhares Múltiplos", que abre para o público nesta sexta-feira (27), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), no Centro.
A mostra é o desdobramento do livro "De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no ES", que publicou o trabalho de 25 artistas de diversas regiões nas áreas da literatura, com poesias e contos e, das artes visuais, com desenhos e fotografias.
A exposição apresenta o trabalho dessas profissionais em três salas:
- Sala Afrosinestesia: espaço para reflexão através do empoderamento, afro-sororidade e resistência;
- Vozes de Afeto: com as falas e vozes de algumas artistas que assinam a Coletânea Afro-Tons através do fazer poético, literário, artístico, numa manifestação experimental e livre;
- Afro-Tons: conta a história do coletivo.
Sobre o Coletivo
O Coletivo Afro-Tons foi criado em 2014. O trabalho propõe ações de empoderamento negro através de saraus para a promoção de um estudo sobre a produção literária africana e afrobrasileira, focalizando os países africanos de língua portuguesa, na perspectiva da leitura e recitação de poemas e outras expressões da arte literária que tratam dessas culturas, além de privilegiar a produção negra capixaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário