quarta-feira, 25 de julho de 2018

Merendeiras aprimoram técnicas de alimentação escolar

2018-07-24 16:36:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de pessoas sentadas na capacitação das merendeiras
Foto: Ana Chaffin
Profissionais passam por treinamento semestral com foco na melhoria contínua
Cerca de 300 merendeiras que atuam nas escolas participaram, nesta terça-feira (24), de treinamento na Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). O encontro seguirá nesta quarta-feira (25) e tem como objetivo aprimorar serviços de manuseio de alimentos na rede municipal, com foco na merenda escolar. O segundo semestre letivo será iniciado nesta quinta-feira (26), quando também haverá outras ações nutricionais na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A programação foi ministrada pelas nutricionistas da empresa fornecedora de merenda, em parceria com a equipe de Nutrição da Secretaria de Educação. O treinamento contou com dinâmicas e atualizações. A proposta é destacar a prevenção de todo tipo de contaminação e intoxicações por alimentos, armazenamento adequado dos estoques, boas práticas de higiene pessoal e do ambiente, além do atendimento especializado aos alunos que apresentam intolerância à lactose e ao glúten.

Entre os temas que foram abordados estão "Uso de adornos e higienização de ambientes", "Identificação e armazenamento de produtos" e "Cardápios especiais para patologias específicas alimentares nutricionais". Também foram apresentados os assuntos "Cumprimento do cardápio", "Boas práticas na manipulação de alimentos e "A importância da coleta de amostras".

No decorrer do ano, são inseridos no cardápio alimentos como gêneros colhidos em safras sazonais, a exemplo de caqui, abacate, além do suco verde feito de maracujá, limão e couve. A intenção é permitir que os alunos conheçam e tenham melhores hábitos alimentares.

A rede municipal, de acordo com a secretária de Educação, Leila Clemente, segue a determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "A educação de Macaé prima pela qualidade da merenda e o reforço da segurança alimentar, que contribui para o crescimento, aprendizagem, desempenho escolar e formação de hábitos saudáveis dos alunos", destacou.

A programação foi aprovada pelos participantes. "Sempre é bom saber mais detalhes e orientações que vão nos ajudar no dia a dia nas cozinhas das escolas", conta a merendeira Ana Maria Lima Monteiro, que atua no Colégio Municipal Coquinho. Já Lilian de Jesus lembra que no inicio do ano também passou por uma formação. "Recebemos muitas informações importantes e tiramos nossas dúvidas", conta.

Segundo a coordenadora de Nutrição, Dina Freitas, o treinamento acontece a cada semestre e já é reconhecido por destacar prevenções e orientações voltadas para servir aos alunos da melhor forma. "Este mês de julho está sendo marcado pela formação e também manutenção de equipamentos como geladeiras e freezers de 40 escolas", conta.

Auxiliares de serviços escolares participam de outra capacitação

Os auxiliares de serviços escolares da rede participaram, nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24), de capacitação na Cidade Universitária. A equipe de nutrição abordou questões voltadas para hábitos alimentares saudáveis. Foram destacadas temáticas como "A importância do cumprimento do cardápio e a padronização dos pratos", "Cuidados no oferecimento da merenda", "Preservação da autonomia das crianças e importância da formação de hábitos alimentares".

Merenda - O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Médio conta, diariamente, com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar. A prefeitura prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário