quarta-feira, 25 de julho de 2018


Pronto-Atendimento de São Pedro faz ação de prevenção a hepatites virais

Publicada em 03/07/2018, às 11h07 | Atualizada em 24/07/2018, às 15h42
Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Rede municipal de saúde
Pacientes realizaram testes rápidos para diagnóstico de hepatites no PA de São Pedro(Ampliar imagem)
Rede municipal de saúde
Ação de prevenção marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais(Ampliar imagem)
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais que a Aids.
Em 28 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Por isso, o Pronto- Atendimento (PA) de São Pedro, em parceria com o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Crist), realizou, na manhã desta terça-feira (24), uma ação de prevenção com o objetivo de diagnosticar as doenças precocemente.
Foram realizados testes rápidos de hepatites virais B e C. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente a vacina contra a hepatite B em qualquer unidade de saúde, sem critério de idade.
A imunização só é efetiva quando a pessoa toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira. Já para hepatite C, não existe vacina e, por isso, é importante prevenir a doença.
"O nosso objetivo foi incentivar o diálogo para maior conscientização da população sobre o tema. O diagnóstico é um dos nossos desafios, por isso, há a recomendação de realização dos testes rápidos, com o objetivo de identificar a doença precocemente", disse a diretora do PA, Alessandra Barcelos.

Sintomas

São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando esses aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Prevenção

Para evitar a transmissão da hepatite C, a orientação é o uso de preservativos; exigência de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings; não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhamento de lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas; não compartilhamento de agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas.

Exames

As unidades de saúde estão aptas a oferecer exames e tratamento devido para as IST´s, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV (que é o vírus da Aids) e hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.
Vitória ainda possui o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, localizado na rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória). Mais informações pelos telefones (27) 3132-5108 e 3132-5109.

Nenhum comentário:

Postar um comentário