quarta-feira, 25 de julho de 2018

Passe Social garante gratuidade a deficientes e doentes crônicos

2018-07-25 15:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto do cartão do passe social
Foto: Bruno Campos
Gratuidade é garantida aos beneficiários cadastrados
A Prefeitura de Macaé oferece gratuidade no transporte público urbano para doentes crônicos e pessoas com deficiência, por meio do programa Passe Social. Os beneficiários não necessitam efetuar cadastramento no Cartão Macaé. Pessoas com deficiência física, auditiva e visual, além de pacientes oncológicos, HIV em tratamento, hemodiálise e transtorno mental têm direito a 44 passagens por mês.
Os idosos acima de 60 anos, detentores de gratuidade no transporte coletivo conforme Lei Orgânica, artigo 146, bastam apenas apresentar a carteira de identidade ao motorista.

Cadastro Passe Social
Para se cadastrar no Passe Social, basta comparecer à rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403 - Centro. O horário de atendimento é das 8h às 16h. É necessário levar original e cópia dos seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, foto 3 x 4, laudo médico atualizado com CID, comprovante de renda de e carteira de trabalho.

Para usufruir do benefício é necessário que a renda per capita seja de um salário mínimo. Se o valor ultrapassar quatro salários mínimos de renda familiar, não haverá direito ao Passe Social. Os pacientes de hemodiálise, HIV e transtorno mental podem realizar o cadastro nas suas unidades de tratamento.

O cadastro do Passe Social está sujeito, ainda, a perícia médica e entrevista social. Após a aprovação, o prazo para retirada do cartão é de 90 dias. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade tem 1,2 mil cadastros ativos. Outras informações pelo telefone 2772-3754.

Cartão Macaé chega a 28 mil cadastros
Além do Passe Social, a Prefeitura de Macaé também realiza o cadastro do Cartão Macaé para moradores do município terem o benefício do pagamento de R$ 1 pela passagem no ônibus urbano. Em três semanas, 28.369 cadastros, destes, 2.893 realizados apenas nesta terça-feira (24). O procedimento nos sete postos de atendimento poderá ser feito até o dia 10 de setembro. Depois, desta data, o serviço será apenas na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana à rua Euzébio de Queiroz 678A, Centro.

Confira os locais e horários de atendimento
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h:


  • Antiga garagem da Macaense (próximo ao Corpo de Bombeiros), na Rua Antero Perlingeiro, 402 - Centro;

  • CIEP 058 Municipalizado Oscar Cordeiro - avenida Dr. Geraldo Menecucci de Oliveira, 481 - Parque Aeroporto;

  • Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho - Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) - Barreto;

  • Cidade Universitária - Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros;

  • Instituto Federal Fluminense (IFF) - Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), km 164 - Imboassica/Parque de Tubos;

  • Colégio Raul Veiga - Rua Lauro Gonçalves Pacheco - distrito de Glicério. Segunda a sexta-feira das 8h às 20h, e nos sábados, das 8h às 18h;

  • Macaé Facilita do Sana - Rua José de Jesus Júnior, nº 99, próximo ao campo de futebol. Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário