sábado, 28 de julho de 2018

Desfile cívico comemora 205 anos de Macaé neste domingo

2018-07-26 11:01:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •    
  •    
Foto: Arquivo Secom
Solenidade será às 9h30 na avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, e deve reunir quatro mil pessoas
A avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, sediará neste domingo (29), às 9h30, o desfile cívico de 205 anos de fundação da vila de Macaé. O tema será “O melhor de mim - somos todos iguais em nossas diferenças". A expectativa é que quatro mil pessoas participem do evento. Antes, haverá solenidade de hasteamento da bandeira na frente da prefeitura, às 9h.
Alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental participarão da programação, que vai contar com apresentações de projetos das escolas nas áreas da Arte, Cultura, Esporte, Saúde, Meio Ambiente e Literatura. A proposta é destacar trabalhos que contribuam na formação de cidadãos participativos e conscientes.

O desfile contará com representantes de diversas corporações e instituições como Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiro Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Ordem Pública, 95º e 99º Grupos Escoteiros Macaé e 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé. Na lista também estão integrantes do projeto Nova Vida, Macaé Basquete e Polo de Cultura Fronteira. Participam do evento Motoclube de Macaé, Embaixadores do Rei, Clube dos Desbravadores de Macaé, Despertar Débora - Movimento das Mães de Oração.

Entre as corporações musicais confirmadas estão as das escolas Generino Teotônio de Luna (Professor Jamil Andrade Dias - Virgem Santa), Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Claúdio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Oscar Cordeiro (Aeroporto), Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Paulo Freire (Lagomar), Tarcisio Paes Figueiredo (Professor Rossini Medeiros - Bicuda Grande), Leonel de Moura Brizola (Barra), Elza Ibrahim (Ajuda) e Carolina Curvello Benjamin (Trapiche).

Haverá a participação da Banda Marcial Veteranos de Macaé e das convidadas de Quissamã e Carapebus, além dos grupos Desbravadores de Macaé, Clube de Aventureiros, Moto Clube e Buggy Tubular Macaé.

Educação inclusiva será destaque

A programação contará com cinco pelotões, que serão conduzidos pelas superintendências da Educação. São eles: "O melhor de mim é ser diferente" com destaque para Educação Inclusiva e a participação do ônibus Biblioteca sobre Rodas e das frotas que atendem alunos da Educação Especial. O pelotão contará com o Grupo Núcleo de Dança Portadores da Alegria, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Municipal Especializado em Apoio ao Escolar (Cemeaes) e os módulos da Serra, Centro, Aeroporto e Barra.

O segundo pelotão será "O melhor de mim é a infância", com representantes da Educação Infantil e destaque para o estímulo à leitura, criatividade e desenvolvimento de competências. Já o terceiro pelotão vai apresentar o tema "O melhor de mim são as descobertas" com estudantes e profissionais do primeiro ao quinto ano com temas ligados a habilidades, valores e bom senso inventivo.

Já o quarto pelotão será "O melhor de mim, sou eu", com destaque para as atividades realizadas junto aos alunos do Ensino Médio e sexto ao nono ano com foco para o protagonismo juvenil, socialização e vínculos.

O quinto pelotão terá como tema "O melhor de mim, somos nós", com apresentação sobre a união e efetividade do trabalho em equipe envolvendo representantes da Secretaria de Educação e adjuntas, diretores de escolas e integrantes de instituições diversas.

Haverá área reservada para pessoas com necessidades especiais e idosos, banheiros químicos, atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública e Ordem Pública.

Além disso, a equipe da Mobilidade Urbana vai interditar ruas e fazer o controle de trânsito na concentração e dispersão do desfile. A avenida Agenor Caldas será interditada nos dois sentidos, além das ruas transversais com orientação de pedestres e motoristas. A Secretaria de Saúde vai destinar equipe médica e ambulâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário