sábado, 28 de julho de 2018

Inaugurações e desfile cívico marcam os 205 anos de Macaé

2018-07-27 16:23:00 - Jornalista: Catarina Brust
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto da fachada da Unidade Básica de Saúde Barramares/Barreto
Foto: Maurício Porão
Obras contemplam investimentos em infraestrutura, saúde e fomento à economia
Macaé chega aos 205 anos neste domingo (29), mas as comemorações já começam no sábado (28). O governo municipal vai entregar três obras que contemplam investimentos em infraestrutura, saúde e no fomento à economia. A primeira fase das obras de urbanização do Jardim Esperança já dão nova cara ao bairro e atendem desejo antigo dos moradores, que comemoram as melhorias. O Barreto/Barramares terá Unidade Básica de Saúde (UBS) novinha para atender cerca de 2,4 mil pessoas por mês. E o Anexo do Mercado de Peixes será entregue à população e aos comerciantes, que terão espaço adequado para a venda de pescados. No domingo, a programação começará com a solenidade de hasteamento da bandeira na frente da prefeitura, às 9h e, em seguida, o desfile cívico, na Imbetiba.
A expectativa é que quatro mil pessoas participem do desfile, na avenida Elias Agostinho, que terá como tema “O melhor de mim - somos todos iguais em nossas diferenças". Alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental participarão da programação.

Urbanização do Jardim Esperança dá nova cara ao bairro
As obras de urbanização no Jardim Esperança incluem implantação de rede de esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica e instalação de calçadas. Ao todo, são 20 ruas contempladas, com 2,5 quilômetros de vias e rede de esgoto e galerias de águas pluviais. Nesta primeira fase, serão finalizadas cerca de 10 ruas. Paralelo, está sendo construída elevatória. Os moradores comemoram o sonho antigo e o fim da poeira e da lama. O presidente da Associação de Moradores do Jardim Esperança, Carlos Roberto da Silva, disse que esse é um momento único: "moro aqui há 16 anos. Nosso problema com as fossas acabou com a instalação da rede de esgoto".

UBS Barramares/Barreto tem previsão de atender 2,4 mil pessoas mês
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares/Barreto será entregue no sábado e, já na segunda-feira (30), o espaço começará a funcionar das 8h às 18h, absorvendo atendimentos do Núcleo de Apoio à Mulher (Nuam) Visconde e Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque de Exposições Latiff Mussi, que serão desativadas. A expectativa é atender cerca de 2,4 mil pessoas por mês. Esta UBS será a maior unidade de atenção básica, depois do Hospital Público Municipal (HPM), que trata de urgência e emergência.

A nova unidade de saúde, construída em área própria do município, conta com seis consultórios, sala de coleta, consultório odontológico, sala de vacina, de observação e procedimentos e de curativo. Serão oferecidas especialidades como clínica geral, pediatria, ginecologia, dermatologia, enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, além de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, curativo, vacina, coleta de exames laboratoriais, preventivo e pré-natal.

A UBS Barramares/Barreto está localizada na rua Raul Seixas, esquina com rua Cazuza, s/nº, loteamento Barramares/Barreto.

Anexo do Mercado de Peixes amplia atendimento
Desde a inauguração do novo Mercado de Peixes, pelo prefeito Dr. Aluízio, em 2015, a revitalização do local foi iniciada. Agora, com a entrega do anexo do Mercado de Peixes Hamilton Rodrigues Mansur, o antigo espaço começou a ser demolido e dará lugar a uma praça. O anexo possui 360 metros quadrados azulejados e 18 bancas, todas com pias. O anexo seguirá os padrões de qualidade, higiene e controle do pescado, de acordo com as normas de vigilância sanitária. O espaço segue os padrões de qualidade, higiene e controle do pescado, de acordo com as normas de vigilância sanitária.

O Mercado de Peixes de Macaé ocupa área de cerca de mil metros quadrados, com 44 bancas, para o comércio de pescado. O local é considerado um dos mais bonitos espaços arquitetônicos da cidade, funcionando num prédio de dois andares.

Programação comemorativa 205 anos

Sábado (28)


10h - Inauguração do Anexo do Mercado Municipal de Peixes Hamilton Rodrigues Mansur

11h - Inauguração das Unidade Básica de Saúde Barramares/Barreto

13h - Inauguração das obras de urbanização do bairro Jardim Esperança - Fase 1

Domingo (29)
9h - Hasteamento das bandeiras - Paço Municipal

9h30 - Desfile Cívico Militar - Imbetiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário