sábado, 28 de julho de 2018

Macaé ganha nova unidade de saúde e anexo do Mercado de Peixes

2018-07-28 16:03:00 - Jornalista: Juliana Carvalho
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de duas cidadãs sorrindo.
Foto: Guga Malheiros
Moradora do loteamento há 20 anos, Vânia Soares (à direita) comemorou a nova unidade de saúde

“A gente esperava por isso há anos. Ouvimos muitas promessas mas, agora, estamos vivendo essa nova realidade, de trabalhar em um espaço organizado e com mais dignidade”. Foi com esse ânimo que os comerciantes de pescado, como o senhor Francisco de Assis, participaram da inauguração do anexo do Mercado de Peixes, Hamilton Rodrigues Mansur, neste sábado (28). O espaço teve o funcionamento iniciado hoje para a alegria dos profissionais que ficavam em uma tenda provisória. A inauguração do anexo e da nova Unidade Básica de Saúde do Barramares/Barreto, também neste sábado, integram as comemorações pelos 205 anos de Macaé, neste domingo, dia 29 de julho.


Cliente assíduo do Mercado de Peixes, Jorge Luiz Espanhol, morador do Botafogo, não perdeu tempo e foi um dos primeiros a ser atendido no novo local. “Estou muito satisfeito, o lugar ficou ótimo, com organização, melhor acesso às bancas. Um grande presente para Macaé!”, afirmou.

Com 18 bancas, o novo espaço segue os mesmos padrões de controle de qualidade do pescado já praticados no Mercado Municipal. O local recebeu o nome de um pescador que dedicou 50 anos de sua vida ao ofício. Viúva do homenageado, dona Maria das Dores, agradeceu o reconhecimento. “É muito prazeroso estar aqui hoje participando dessa homenagem ao meu marido, que era um guerreiro do mar. Criamos nossos seis filhos com a pesca. Essa obra é muito importante para todos os que trabalham com isso”, destacou.

- A história do pescador, a história de cada família, a história do centro da cidade começa a ser revitalizada. Olhamos para o futuro, respeitando o passado. Querendo conquistar novos valores, sem esquecer, em momento algum, as pessoas que ajudaram a construir Macaé. Agradeço aos pescadores por toda essa capacidade. A obra é deles, é da cidade, é de todos – ressaltou o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, ao inaugurar o espaço.

Nova unidade de saúde é a maior da cidade dedicada à Atenção Básica

Após a inauguração do anexo foi a vez dos moradores do Barreto, Barramares e população do entorno comemorarem a entrega da Unidade Básica de Saúde Barramares/Barreto. O novo espaço, que começa a funcionar na segunda-feira (30), é a maior do município dedicada à Atenção Básica.

- Essa é a unidade de saúde mais bem aparelhada do município, depois dos hospitais. Uma grande obra que está pronta para que as pessoas sejam bem acolhidas. Macaé está em festa, passando por desafios, demonstrando que, em momentos de dificuldade, só a coragem sobrevive. É essa coragem que todos os servidores da saúde têm, um espírito de doação, de se colocar no lugar do outro, que faz toda a diferença para quem precisa ter a sua necessidade contemplada - pontuou Dr. Aluizio.

Laís Ribeiro da Conceição era uma das moradoras mais ansiosas com a nova unidade. “Estou grávida, com quase com nove meses, e ter um atendimento desses, com tantas especialidades, pertinho de casa, será muito bom para mim e para o meu bebê, que vai poder fazer o acompanhamento aqui”, comemorou.

Moradora do loteamento há 20 anos, Vânia Soares também era só alegria. “Muito bom saber que não vamos mais precisar sair daqui para termos atendimento de saúde de qualidade. É um presentão! Estamos todos muito felizes!”.

A UBS Barramares/Barreto está localizada na esquina das ruas Raul Seixas e Cazuza. O local oferecerá, além do atendimento médico, serviços como tratamento odontológico, acompanhamento da gestante e bebê e planejamento familiar. O funcionamento será de segunda a sexta, das 7h às 18h.

As comemorações dos 205 anos de Macaé continuam neste domingo (29), data do aniversário, com hasteamento das bandeiras em frente à sede da prefeitura, às 9h, seguida do tradicional Desfile Cívico, na avenida Elias Agostinho, Imbetiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário