sexta-feira, 27 de julho de 2018

SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE ATENDIMENTO DOMICILIAR COM PROGRAMA “MELHOR EM CASA”

Por Luana Macêdo em 26/07/2018
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A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando um trabalho multiprofissional de atendimento domiciliar aos pacientes, por meio do programa “Melhor em Casa”. Criado pelo Governo Federal, o “Melhor em Casa” atende acamados e pessoas restritas ao leito, complementando os serviços oferecidos pela Atenção Básica, hospitais, portas de urgência e emergência, entre outros segmentos da rede de saúde. Atualmente, São Pedro da Aldeia é o único município da Região dos Lagos a oferecer esse serviço aos moradores.


O programa “Melhor em Casa”, implementado na cidade desde novembro de 2017, atua primeiramente na desospitalização do paciente. De acordo com o perfil estipulado pelo Ministério da Saúde, uma equipe multiprofissional é enviada ao Pronto Socorro para avaliar o paciente em questão e se o mesmo se encaixa no atendimento do “Melhor em Casa”. Caso haja o perfil, o desospitalizado é enviado para casa e o tratamento é iniciado. A periodicidade das visitas é definida de acordo com a comorbidade e a necessidade do paciente. Atualmente, cerca de 120 pessoas são atendidas pelo programa por mês. 


“O programa federal ‘Melhor em Casa’ tem o atendimento domiciliar e o perfil do programa não faz parte somente da Atenção Básica. Ele atua junto a hospitais, Pronto Socorro, policlínicas, somando ao serviço já realizado, sendo complementar. O programa foi implementado em novembro de 2017, fui inúmeras vezes a Brasília para mostrar que São Pedro da Aldeia necessitava do programa. Tive o apoio da secretária de Saúde que entendia a importância de ter esse programa na nossa rede. Levamos os atendimentos a diversos bairros e vemos a realidade dos pacientes de perto. Nosso trabalho é uma troca de confiança entre a equipe multiprofissional e os cuidadores, que estão com os acamados todos os dias. Oferecemos o máximo para que o paciente possa estar o melhor possível dentro da sua casa, perto do carinho da família”, afirmou o diretor de Atenção Domiciliar, Júnior Curcino.


Para realizar o cadastro no Melhor em Casa, é necessário carteira de identidade do paciente e de um cuidador responsável, cartão do SUS e um laudo médico de incapacidade. Após o cadastro na Secretaria de Saúde, a equipe entra em contato para avaliação.


“Não tenho do que reclamar em relação ao atendimento que minha mãe recebe, todo serviço que a equipe presta e a relação com cada profissional é ótima. Tudo o que nós precisamos somos atendidos, sempre mantive contato tirando dúvidas e questionando as melhores ações para o cuidado. A melhora da minha mãe é notória", destacou a cuidadora Dora, do bairro Ponta da Areia.

A equipe multiprofissional do “Melhor em Casa” é composta por no mínimo um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um médico, um fisioterapeuta, uma assistente social, uma nutricionista e uma psicóloga. O acompanhamento é realizado com todos os familiares que convivem com o paciente.

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