segunda-feira, 30 de julho de 2018

Mercado da Vila Rubim recebe pintura artística inspirada na região

Publicada em 30/07/2018, às 14h34 | Atualizada em 30/07/2018, às 14h40
Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM

Divulgação/ Cidade Quintal
Cidade Quintal
A pintura Nossa Vila terá três murais em um total de 730 m² e conta com o apoio do projeto A Arte é Nossa
O Mercado da Vila Rubim é um dos locais mais tradicionais da cidade. O espaço reúne uma diversidade de produtos, de ervas a frutos do mar, que marca a diversidade do local que está ficando de cara nova.
A área que abrange o entorno do antigo galpão F está passando por um processo de intervenção artística intitulado Nossa Vila. O trabalho, que é realizado pelo grupo Cidade Quintal e conta com o apoio do projeto A Arte é Nossa, ganhará três murais em um total de 730 m². 
O embrião do projeto Cidade Quintal surgiu a partir da intervenção artístico-urbana "Nosso Bairro, Meu Quintal", trabalho realizado pelo artista Renato Pontello, dentro do projeto A Arte é Nossa, nos bairros Romão e Forte São João, em que foi retratado parte das vivências dos moradores da região, além da relação entre o lugar e as ligações afetivas, a partir do olhar dos agentes locais.

Etapas

O trabalho é desenvolvido em três etapas: Imersão, Pintura e Ação Cultural. A "Imersão" foi realizada entre equipe e comunidade do espaço – comerciantes, população local e frequentadores da vila. Por meio de entrevistas, reuniões e atividades e, desta forma, gerando informações para a construção de uma pintura que contribua para o fortalecimento e pertencimento da população atingida.
A etapa “Pintura”, que acontece neste momento, é a execução do projeto pela equipe do grupo Cidade Quintal. A etapa posterior será “Ação Cultural”, que marcará a finalização e entrega do trabalho a população com uma série de atividades culturais promovidas pelo grupo.

Cidade Quintal

O Cidade Quintal é um grupo que realiza intervenções artísticas que estimulam a apropriação de espaços urbanos como quintal de casa. O trabalho envolve a comunidade do entorno por meio de reuniões, entrevistas e atividades para que o resultado final contribua para o fortalecimento da região.
O projeto "Nossa Vila" foi contemplado no Edital de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ano 2017.

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.
Desde 2013, o projeto realizou uma série de ações em muros da cidade, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário