segunda-feira, 30 de julho de 2018

Alunos de teatro se formam com montagem de Senhora dos Afogados

2018-07-30 11:25:00 - Jornalista: Marilene Carvalho
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto dos atores da peça
Foto: Amanda Morias
Tragédia familiar de Nelson Rodrigues promete provocar a plateia
Uma inundação de arte. Assim promete ser a montagem de formatura da turma 2016 do curso técnico de teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), que escolheu Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, para encerrar um ciclo de aprendizado de dois anos. O espetáculo será apresentado nos dias 2 e 3 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Macaé, com a ousadia de transbordar o palco com possibilidades de atuação, interação e performances. A pedido da direção, a plateia deverá comparecer vestida de azul, visando contribuir com o clima da encenação. A classificação do espetáculo é de 16 anos. Entrada franca.
Desde o início do ano os atores vivem um processo de mergulho aprofundado no estudo da obra, sob a coordenação da diretora da montagem, Cláudia Byspo, e da assistente de direção Karlla Bastos. Foi um estudo sobre as fases de Nelson Rodrigues (estética e dramatúrgica), que proporcionou descobertas como “um duelo” entre o sagrado e o profano, marcado pelo autor. Nelson oferece um passeio pelos conceitos e moldes da tragédia grega. Em Senhora dos Afogados, a direção optou em trazê-los para a “modernidade”, ousando na estética, arriscando em comportamentos e ultrapassando o espaço cênico do palco. Como? – “Só mesmo assistindo“, diz Byspo.

Para o elenco, que respira Nelson Rodrigues pelos cantos da vida, um turbilhão de impressões foram registradas. Entre as falas, uma delas resume bem esse despertar: “Descobrindo Nelson em mim”, diz Renata Quaresma.

- Queremos provocar a plateia e tirá-la da passividade. Todos estarão em Nelson - instiga a diretora do espetáculo. Um dos momentos mais intensos no processo se refletiu na imersão. Nela, os atores viveram como personagens durante 12 horas, experimentando sensações e descobrindo coisas na relação com o ambiente proposto pelo autor da peça: o mar. “Foi uma das coisas mais incríveis que pude acompanhar e viver. Era realmente estar em Nelson e deixar que tudo virasse verdade“, relata a assistente de direção Karlla Bastos, que fará uma participação no espetáculo, junto a outros alunos da escola da turma 2017 e atores já formados pela Emart.

O secretário municipal de Cultura, Thales Coutinho, parabenizou os novos atores. “A formatura é o momento de coroação do curso técnico, quando eles sobem ao palco como profissionais, prontos para dar seguimento à carreira artística. Vê-los estrear no Teatro Municipal de Macaé será uma honra para nós que representamos a pasta da Cultura”. Já a coordenadora do Curso de Artes Cênicas da Emart, Sheila Juvêncio, comentou sobre o prazer de acompanhar de perto o processo de formação da Turma 2016. “São alunos muito dedicados e tiveram uma direção fantástica. Com certeza o público terá um espetáculo cheio de emoção.”

Os ingressos para as duas de sessões serão distribuídos a partir de quarta-feira (1º de agosto), das 8h às 17h, na bilheteria do Teatro à avenida Rui Barbosa, 780 - Centro.

Do que fala o espetáculo

Entre o sagrado e o profano, o mar é o protagonista da tragédia familiar Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. A tradição de três séculos de fidelidade conjugal, ronda, cobra e oprime a família Drummond – Misael, Eduarda, Moema, Paulo e Avo Marianinha – que vive o luto pelas filhas mais novas Dora e Clarinha, mortas no meio das águas.

Ficha Técnica

Texto: Nelson Rodrigues

Direção, Cenário, Iluminação: Cláudia Byspo

Assistente Direção: Karlla Bastos

Visagismo: Criação Coletiva

Execução Visagismo: Amanda Vayssière, Bianca Luvic, Carol Haber, Mery Ellen Motta, Ketlyn Barbosa e equipe.

Performatividade: Paulo Emílio Azevedo e Luize Helena

Preparação Vocal: Jardel Maia e Adriano Uzah

Composição Musical: Adriano Uzah, Bianca Luvic, Flávio Xavier e Isabella Catarino

Arranjos: Adriano Uzah

Músicos: Brendo Silva, Karoll Castro e Magno Moreira

Fotos: Amanda Morais, Silvia Jardim e Flávio Xavier

Filmagem: Diego Juvêncio

Designer Gráfico: Flávio Xavier

Adereço (Máscaras): Adilson Lopes

Produção: Coletiva

Atores convidados: Amanda Vayssière, Carol Souza, Dayanna Leal, Izabel Braga, Jô Valentino, Karlla Bastos e Marcelo Fonseca.

Agradecimentos: Aldebaran Bastos, Débora Dias, Dona Nelcinha, Fundação Rio das Ostras de Cultura, João Xavier, Jorginho de Paula, Magno Moreira, Mellini Haber, Noêmia Haber, Priscilla Azeredo, Rinha das Artes, Sheila Juvêncio, Marcela Jorge e Lea Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário