quarta-feira, 25 de julho de 2018

Município desenvolve sistema para acesso rápido e transparência às informações

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Técnicos e gestores do Município estudam implantação do sistema de geoprocessamento
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    O servidor e especialista Milton Teixeira apresenta o potencial do sistema de geoprocessamento
Publicada em: 24 de julho de 2018 - 15h36Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM



Uma equipe de servidores da Prefeitura de Rio das Ostras está desenvolvendo um projeto de geoprocessamento, que permite reunir e planificar, a partir de mapas da cidade, uma série de informações importantes sobre o Município. A tecnologia vai permitir que gestores, população e todas as entidades que tiverem interesse, acessem com rapidez e precisão dados de ocupação de solo, além de informações sobre unidades de saúde, educação, sistema de saneamento, áreas de preservação, vias, estradas, entre outros, em um Sistema de Informações Geográficas – SIG.
O sistema, que está em fase de estudo técnico, funciona a partir do mapeamento aéreo e terrestre da cidade, permitindo precisão de até 10 cm de visão do usuário. A visualização é semelhante ao Google Earth e Google Street View.
Essas informações geocodificadas – ou seja, definidas a partir de coordenadas geográficas – serão base para definição de políticas públicas, incluindo a consolidação do Plano Diretor do Município, assim como do Plano de Mobilidade Urbana, além da expansão e atualização do Programa de Regularização Fundiária e do Cadastro Imobiliário do Município.

RAPIDEZ E PRECISÂO – A partir do sistema, será possível identificar com exatidão quais e quantas construções existem no Município, nas áreas urbana e rural, para que a Prefeitura mantenha um cadastro de imóveis completo e que corresponda à realidade. Esse é um instrumento importante para o Programa de Regularização Fundiária, que legaliza imóveis hoje em áreas de posse. Permite também que o Município possa tributar imóveis de forma justa, de acordo com a construção real – como manda a Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Trata-se de uma ferramenta importante para planejarmos políticas públicas, analisando a cidade como um todo. Podemos identificar necessidades de ações, serviços e infraestrutura, em cada localidade e região do Município, com precisão e de forma mais econômica para os cofres públicos. A população terá acesso a informações e pode nos ajudar na tomada de decisões”, explica o secretário de Gestão Pública, Mario Baião.
Além de Baião, participam dos estudos para implantação do sistema, o secretário de Fazenda, Júlio Cesar dos Santos Marins, gestores e técnicos de várias secretarias municipais.
Além desses benefícios, o geoprocessamento permite, por exemplo, localizar as áreas atendidas por saneamento básico, para que o Governo Municipal possa priorizar os locais sem cobertura. Na área de Educação também é possível relacionar as unidades escolares com as residências dos alunos, facilitando que o estudante seja alocado na escola mais próxima. O mapeamento permite também ter uma visão geral das áreas de preservação, essencial para coibir invasões e depredações.

SEGURANÇA – O sistema é capaz de reunir informações de locais de delitos nos bairros, servindo como um importante apoio às polícias na definição da mancha criminal da cidade – o que deve pautar o patrulhamento e pode até mesmo justificar o aumento de efetivo policial para o Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário