terça-feira, 1 de novembro de 2011

 MARILENA GARCIA ASSUME E
RIVERTON VIAJA
Vice Prefeita Marilena Garcia

Com o objetivo de mostrar as vantagens de investir no estado do Rio de Janeiro, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, estará na comitiva do governador Sérgio Cabral para o seminário “Oportunidades de investimentos”, que será realizado esta semana em Lisboa, Portugal. O evento está sendo organizado pelo grupo português Ejesa, e terá a participação de empresários e representantes da classe política de Portugal. Cerca de 50 empresas interessadas em investir no Brasil participam do seminário.

O prefeito retorna da viagem oficial no próximo dia oito. Nesta segunda-feira (31), ele repassou o cargo à vice-prefeita Marilena Garcia.

A vice  Marilena Garcia  na década 80, foi  a grande guerreira na luta pelos royalties do petróleo. Na época, Rubem Gonzaga de Almeida Pereira, que presidia a Câmara de Vereadores de Macaé, designou uma comissão presidida pela petista para brigar pela compensação financeira.Onde tudo teve um final feliz e o repasse dos royalties proporcionou grandes melhorias em Macaé.

                 Carlos Emir:

“Saúde em Macaé está à

beira do colapso”

Carlos Emir: “Saúde em Macaé está à beira do colapso”
A saúde é o principal bem do cidadão. E, com essa afirmação, o vereador Carlos Emir Júnior (PDT) utilizou o Grande Expediente da sessão legislativa da última quarta-feira (26) para levantar casos e apresentar situações alarmantes em hospitais e postos de atendimento em Macaé. O parlamentar chegou a afirmar que “a saúde na cidade está à beira do colapso”.
- Estamos chegando ao ponto de viver um dos períodos mais delicados no que se refere à saúde de Macaé. Para se ter uma ideia, seis leitos para terapia intensiva no São João Batista estão fechados, por falta de recursos. Não sei se é atraso de repasse, se é problema com direção ou profissional, mas é uma questão prioritária que precisa ser resolvida, afirmou Carlos Emir.
Ainda de acordo com o vereador, diversos exames e procedimentos cardiovasculares também estão paralisados por falta de verba. “Cerca de 300 mil pessoas morrem de infarto no país por ano. Não podemos deixar de cuidar do coração, é algo primordial. Jamais conseguiria dormir com minha consciência tranquila sem falar e expor todos esses fatos”, acrescentou.
E, para Carlos Emir, casos como esses não precisariam acontecer. “O orçamento da saúde para 2012 está em torno de R$ 277 milhões. Mesmo com essa quantia, estamos sem laboratório no HPM para a realização de exames simples, como glicemia e diureia. Estão mandando material para a UPA da Barra. Não podemos esquecer que moramos em Macaé, a capital nacional do petróleo”, lamentou.
Outra denúncia feita pelo parlamentar foi o caso de uma paciente que perdeu funcionamento de metade do coração porque uma angioplastia não foi feita em tempo hábil, no São João Batista. “Já marquei uma reunião com o executivo para ver o que é possível ser feito. Se não agirmos logo, a situação só piorará”, finalizou Carlos Emir.


Câmara terá comissão 

para discutir royalties

Rio ganha tempo para avaliar projeto 

que retira recursos dos estados produtores


 O estado do Rio de Janeiro obteve sua primeira vitória na briga entre estados produtores e não produtores pela distribuição dos royalties de petróleo. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), anunciou ontem, em Brasília, a criação de uma Comissão Especial para discutir o novo sistema de partilha dos royalties.
Foto: João Laet / Agência O Dia
Presidente da Associação Comercial, 
Antenor Barros Leal participará do ato no dia 10
A comissão havia sido sugerida pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), em nome das bancadas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com o objetivo de refazer o substitutivo de autoria de Vital do Rêgo (PMDB-PB), aprovado no Senado e que retira recursos do Rio Janeiro na ordem de R$ 20 bilhões até 2020. “A comissão tem um prazo de 60 dias, podendo ser estendida por mais 60. Assim, ganharemos tempo e condições para para discutir realmente os números do projeto aprovado no Senado”, comemorou Otavio Leite.

Líderes partidários

Maia defendeu a comissão durante almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro, mas disse que era necessário primeiro conversar com os líderes partidários para aprovação da mesma. Ele também defendeu uma maior participação da União e a defesa do pacto federativo.

“A comissão discutirá melhor a distribuição entre os entes federativos. Temos que chegar a um acordo”, afirmou.

‘Rio não pode ser prejudicado’

Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Antenor Barros Leal afirmou que o Rio não pode ser prejudicado “por conta do seu crescimento”.

“O estado e os municípios produtores têm seus planejamentos financeiros vinculados aos royalties”, disse o empresário, que aderiu ao movimento em defesa dos royalties e confirmou presença no ato do dia 10, na Cinelândia.

O deputado Otávio Leite disse que a Comissão Especial poderá ter assessoria de universidades para avaliar a produção de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário