segunda-feira, 21 de novembro de 2011

JORNALISTA LANÇA LIVRO SOBRE O MUNICÍPIO DE QUISSAMÃ

site
Uma viagem através da história do desenvolvimento de Quissamã desde o século XVII até os dias atuais. Essa será a sensação que terá quem ler o mais novo livro do jornalista Aloysio Balbi, denominado “Quissamã, a raiz de uma história”. O lançamento, com noite de autógrafos, vai acontecer no dia 3 de dezembro, a partir das 20h, em um dos cenários históricos mais nobres da cidade, o Museu Casa Quissamã.

O livro sobre o município fará parte de uma coletânea de obras que contam a história de cidades da região norte e noroeste fluminense, com uma realização do  Instituto Sete Capitães e patrocínio do Grupo MPE. O lançamento de “Quissamã, a raiz de uma história” conta com o apoio da Prefeitura de Quissamã. Antes de Quissamã, o Instituto já lançou o volume do município de São Fidélis.

“Ao escrever sobre Quissamã, tentei mudar um pouco a paisagem convencional da cidade. A narrativa permeia mais pela senzala do que pela casa grande, buscando privilegiar o baobá, saindo das alamedas de palmeiras imperiais, mas preservando a nobreza local. O baobá é uma singularidade de Quissamã”, revelou o autor, Aloysio Balbi, informando ainda que é uma leitura rápida.

Em um dos trechos do livro, Balbi diz que “Quissamã conserva, sem ser uma sociedade conservadora (…)”. A obra com aproximadamente 100 páginas ressalta o desbravar das terras da cidade, a origem africana do nome, o surgimento do Engenho Central, as belezas naturais como Jurubatiba, o Canal Campos-Macaé e a Lagoa Feia, entre outras características. Vale destacar que a capa do livro é ilustrada com o exemplar do baobá (localizado no Museu), árvore sagrada na África e tida como símbolo dos descendentes quilombolas. O livro possui fotos dos fotógrafos Leonardo Vasconcellos e Wellington Cordeiro, além de imagens cedidas por Helianna Barcellos, curadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos.

“O livro é mais uma forma de perpetuar a história do município, uma vez que foi escrito por uma pessoa de fora, com um olhar diferenciado a respeito do desenvolvimento de Quissamã. É um documento que traz a história de mais de 300 anos, todas as transformações registrandas desde o período de ocupação territorial com os sete capitães até os dias atuais”, destacou Haroldo Cunha Carneiro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.


Após deixar os seios à mostra,

Carol Abranches posa para

paparazzo na praia

Carol Abranches,  aproveitou a segunda-feira de sol para reforçar o bronzeado na praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste.  Depois de tomar sol, a modelo, que já foi apontada como affair de Neymar, deu um mergulho e ao sair do mar, foi traída por seu biquíni e deixou os seios à mostra. Quando percebeu a presença do paparazzo, a morena não se intimidou e até fez um ensaio sensual à beira-mar. 
Foto: Dilson Silva/ Ag. News

Foto: Dilson Silva/ Ag. News

Foto: Dilson Silva/ Ag. News

Foto: Dilson Silva/ Ag. News

Foto: Dilson Silva/ Ag. News

Foto: Dilson Silva/ Ag. News

Nenhum comentário:

Postar um comentário