sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MACAÉ: COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NEGRA NA LYRA


A Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores realizará, em suas dependências, no próximo domingo (20), um evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra. A programação terá início às 14h, com atrações musicais e artísticas, e premiação para o concurso “Você faz a diferença”.



A Coordenadoria de Estudos e Pesquisas da Cultura Africana deseja atrair o maior número de participantes, prioritariamente afro descendentes e de comunidades periféricas, que assistirão a apresentações de talentos locais.

A Cantora Amanda Amado apresentará seu show de black music e MPB, e Jo Wilme, com voz e percussão, apresentará “Vozes da África”. Acontecerá também uma roda de capoeira e samba, além das apresentações de danças folclóricas, hip hop e dos orixás.

Quem for à Lyra também poderá conferir os estandes de embelezamento com maquiagens e penteados étnicos. E ainda apreciará comidas típicas, ouvindo reflexões sobre o papel e trajetória dos afro brasileiros.

O evento acontecerá na Lyra dos Conspiradores, situada na Rua do Sacramento, nº 63, Centro. Para mais informações ligue 2772-0136.



UPA Lagomar: obras em fase final


Esta semana, o serviço está sendo feito também na 
área externa das unidades, que está recebendo urbanização

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Clínica da Família no bairro Lagomar estão em ritmo acelerado. Para adiantar os trabalhos, as equipes estão trabalhando inclusive nos finais de semana. Vinte profissionais entre pintores, bombeiros, eletricistas e soldador estão trabalhando na obra. Esta semana, o serviço está sendo feito também na área externa das unidades, que está recebendo urbanização.

De acordo com o secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso, a UPA do Lagomar é do tipo dois, sendo menor do que a UPA da Barra de Macaé, em pleno funcionamento há mais de um ano.

- Esta é mais uma conquista do prefeito Riverton Mussi junto ao governador Sérgio Cabral. Além da UPA os moradores do bairro Lagomar vão ganhar uma unidade da Clínica de Família que abrigará as equipes da Estratégia de Saúde de Família (ESF), acrescido de outras especialidades médicas, disse.

A área construída é de mil metros quadrados e terá a capacidade de realizar de 200 a 300 atendimento/dia. Compõem a UPA do Lagomar, cinco consultórios, dez leitos e a unidade tem toda a estrutura para um bom atendimento ao cidadão, como sala de espera, sala de acolhimento, cozinha, banheiros e outras.

O diretor técnico da unidade, o médico Luciano Curty, acrescenta que a UPA atende casos de média e baixa complexidade, os casos mais graves serão encaminhados para a unidade referência. Além de clínica médica, haverá atendimento 24 horas de odontologia, serviço social, farmácia e Raio X. De acordo com Luciano já está sendo concluída a escala dos funcionários, que já foram convocados.

- A nossa missão é atender a expectativa da comunidade, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade, declarou ressaltando que além do bairro Lagomar os moradores dos bairros vizinhos também serão contemplados com a nova unidade.


Na unidade da Clínica de Família, ao lado da UPA haverá ainda atendimento ambulatorial durante a semana das especialidades pediatria, cardiologia e pneumologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário