sábado, 19 de novembro de 2011

CARAPEBUS GANHA MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE ÓLEO VEGETAL



A prefeitura de Carapebus, através da secretaria de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a Fundação de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, irá implantar uma Mini Usina, no bairro Sapecado, para reciclagem de óleo vegetal, que é extremamente poluente e jamais pode ser jogado no solo ou pela pia.

Com a criação da usina, serão instalados Eco Pontos em locais estratégicos da cidade para recolhimento de todo o óleo utilizado no município. No local serão instalados recipientes com capacidade de aproximadamente 200 litros de óleo, que serão filtrados e transportados para a Mini Usina, que por sua vez realizará o tratamento necessário e encaminhará para uma usina responsável pela fabricação de biodiesel.

Em parceria com a prefeitura, a FAPERJ irá doar o aparelho para a instalação da Mini Usina no município. A secretaria de Meio Ambiente em Carapebus, já é um Eco Ponto, pois recolhe e encaminha para a reciclagem o óleo usado pela população.

O óleo de cozinha, quando jogado no ralo da pia danifica o encanamento, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de manutenção, pois para retirar o óleo e desentupir os canos são usados produtos químicos altamente tóxicos. Como não se dissolve nem se mistura na água, o óleo forma uma camada densa impedindo a passagem de luz e oxigênio na água.

Quando jogado no solo, poluí diretamente o meio ambiente sendo absorvido pelas plantas prejudicando seu desenvolvimento. Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10 mil litros de água.

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente e Turismo, Leandro Dias, em paralelo a construção da Usina de Reciclagem, será realizado um trabalho de conscientização nas escolas. “Vamos conscientizar aos jovens nas escolas, com parceria da secretaria de Educação, com panfletos e palestras educativas. Montaremos também um Eco Ponto na Praia de Carapebus durante o verão, para recolher o óleo usado nas casas e bares impedindo a poluição do meio ambiente”, completou o Leandro.
.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Roberto Carlos Batata, solicita a população que abrace a causa junto a prefeitura de Carapebus. “Peço que a população recolha o óleo em garrafas de plástico de preferência transparente e entregue na secretaria, ou entre em contato através do número 2768-3311 que iremos recolher na residência. O importante é não jogar na pia ou no solo”, finaliza o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário