sábado, 5 de novembro de 2011

PORTUGUESES REDESCOBREM MACAÉ E SÃO JOÃO DE MERITIR

Empresários lusitanos ficam

entusiasmados com possibilidades

de investimentos


Na noite de terça-feira, Cabral recebeu o prêmio de 2011
da Fundação Luso-Brasileira, na categoria Política e Responsabilidade Social,
 O interesse de empresários portugueses diante do momento econômico favorável do Estado do Rio pode ser decisivo para municípios com potencial de crescimento. E, já que buscam negócios rentáveis em solo fluminense, a comitiva de políticos que esteve em Portugal nos últimos dias aproveitou para convidar os empresários lusitanos a investir em cidades como Macaé e São João de Meriti. Durante a conferência ‘Oportunidades de Investimento no Rio de Janeiro’, organizada pelo Diário Económico, de Portugal, em parceria com o Brasil Econômico e O DIA, ambos do Grupo Ejesa, as cidades foram destacadas como regiões de grande capacidade de expansão industrial e comercial.


“Há muita procura no País, mas faltam universidades. E de Portugal surgem muitas ofertas. Pode haver intercâmbio. Temos oportunidades para todos e a empresa que ganhar vai ter total apoio, do estado e dos municípios para que execute seus planos”, disse Sandro Mattos.

Setor de petróleo e gás desperta interesse de empresários

Na conferência, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral, os destaques foram os segmentos de petróleo e gás, particularmente em Macaé e em Itaboraí devido ao Comperj, os ligados à siderurgia, como as montadoras na região de Resende e Porto Real, a Indústria Naval, uma vez que a legislação brasileira atual exige que 65% das novas embarcações e plataformas sejam feitas em solo brasileiros, e o Porto do Açu.

Ao todo, o Rio vai investir cerca de 76 milhões de euros até 2014. Além disso, deve receber cerca de U$ 200 bilhões de capital estrangeiro. Outro ponto salientado durante o intercâmbio foi, mais uma vez, a queda nos índices de violência no Rio. Embora ainda sejam considerados altos, o passar dos meses apresenta a diminuição de registros de alguns crimes antes comuns no estado.

“Depois da ação de pacificação, o estado impôs todo um aparato policial e, principalmente, social, dando qualidade de vida às pessoas que anteriormente viviam à mercê do tráfico de droga”, completou Sandro Mattos.

A mudança foi destacada por empresários que participaram da conferência. Durante o evento, o presidente executivo da Planbelas, Gilberto Jordan, disse que vai “continuar investindo no imobiliário residencial no Rio, mas também no turismo”, já que, para ele, a “o aumento da segurança atrai um maior número de investidores e de turistas ao Rio”.

Portugal quer atrair investimentos de empresas brasileiras para o país
 O encontro não serviu apenas para salientar as oportunidades de investimentos no Estado do Rio de Janeiro. O ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, também fez questão de destacar o lado inverso da moeda: a importância da chegada de empresas brasileiras em Portugal.

“Neste momento é mais importante Portugal conseguir captar investimentos brasileiros, porque têm as empresas capitalizadas”, afirmou. Ao Diário Económico de Portugal, o ministro explicou que as “as grandes empresas lusitanas já estão no Brasil”.

Miguel Relvas adiantou ainda que, no encontro entre o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, e o governador do Rio, Sérgio Cabral, foram debatidas várias oportunidades de investimentos brasileiros em Portugal.

“Há vários contatos em curso”, disse Relvas, sem revelar os nomes das empresas que participarão da empreitada, mas frisando que estas “pertencem aos mais variados setores”.

Apesar de tudo, o ministro adjunto de Portugal enfatizou, durante a conferência promovida pelo Diário Económico de Portugal e pelo Brasil Econômico e O DIA, que ainda existem muitas oportunidades de negócios do outro lado do oceano Atlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário