quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

XICO DE PAULA

Falecimento de poeta é lembrado em Macaé


Neste domingo (7) está fazendo 36 anos do falecimento do historiador e poeta (foto) Rubem Almeida Pereira. A data foi lembrada carinhosamente pelos filhos e amigos do saudoso autor macaense. O ilustre Rubem Almeida Pereira tem poesias e crônicas amplamente divulgadas em jornais e revistas em todo Brasil. 

Rubem Almeida Pereira nasceu em 1907 em Quissamã, na época distrito de Macaé. Compôs seus primeiros versos aos 16 anos. Estudou no Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro e  foi colega de turma de Francisco Otaviano, onde colaboraram no jornal literário da renomada instituição de ensino.  Em Macaé foi um dos fundadores da Academia Macaense de Letras e respondeu pela  Biblioteca Municipal de Télio Barreto, durante 30 anos.

Seus artigos versando sobre a história de Quissamã e Macaé, sempre foram motivos de elogios por parte dos moradores da cidade e  dos intelectuais da época. O soneto sob o título "Macaé" que foi musicalizado recentemente em parceria com a Petrobras é uma das obras que mais tem se destacado nos últimos anos. Nos próximos dias será lançada na cidade, um livro organizado pelo neto do saudoso historiador, Rubinho Pereira, onde será editado  belíssimos trabalhos de autoria do poeta macaense.







Falecimento de poeta é lembrado em Macaé
  • Title : Falecimento de poeta é lembrado em Macaé
  • Posted by : 
  • Date : domingo, dezembro 07, 2014
  • Labels : 
  • FONTE - GAZETA DO  LITORAL -XICO DE PAULA

Nenhum comentário:

Postar um comentário