segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Macaé busca ampliar Residência Médica

29/12/2015 18h06 - Jornalista: Juliene Silveira
Foto da visita técnica realizada pela representante da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC), Marise Biazatto
Foto: Juranir Badaró
Uma representante do Ministério da Educação se reuniu com autoridades do município nesta segunda-feira (29)
Macaé tem toda infraestrutura para se tornar um polo de educação médica permanente. Esta é a avaliação da representante da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC), Marise Biazatto, em visita técnica, nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde, ao Hospital Público Municipal (HPM) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo foi mostrar a estrutura da rede pública para credenciar a especialidade de cirurgia geral da Residência Médica da Secretaria de Saúde ao programa “Mais Médicos”. O resultado da auditoria sai no final de janeiro.
De acordo com o Secretário de Saúde, Pedro Reis, o município desenvolve, há um ano, a residência médica nas áreas de clínica médica e pediatria. “A visita teve a proposta de acrescentar a cirurgia geral no programa. Com isso, teremos mais profissionais qualificados em nossa cidade. A proposta é fazer com que Macaé se torne um polo de atração profissional. Esse é um marco na consolidação de residência médica em Macaé”, destacou o secretário.

Para o coordenador da Comissão de Residência Médica em Macaé (Coreme), Márcio Ximenes do Espirito Santo, com a ampliação do programa, a tendência é melhorar o padrão do atendimento em Macaé e, ainda, qualificar o residente por meio dos médicos que se dispõem a ensinar. "Mas o resultado final é atender melhor a população”, acrescentou.

O coordenador também informa que há previsão para ampliar ainda mais a oferta de especialidades médicas em Macaé. De acordo com gestores da Secretaria de Saúde, esse programa cumpre uma das principais metas do governo, que é o investimento na qualidade da educação oferecida no município.



Residência médica

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário