quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

XICO DE PAULA

O Stand Up Paddleo oferece um novo visual na Lagoa de Imboassica



 Stand Up Paddle ou prancha de remada em pé é a mais nova modalidade de entretenimento  recém chegado em Macaé. 

Esse novo modelo espórtivo em cada dia que passa, tem tomado conta das praias e em especial da Lagoa de Imboassica, foi  desenvolvido no Havaí, o Stand Up leva a experiência do surf para pessoas de todas as idades com uma prancha de alta tecnologia que lhe facilita a flutuação e o equilíbrio. A nova onda tem sido a grande atração em Macaé.
O Stand Up que tem enfeitado os longos dias de verão na Lagoa de Imboassica,  possibilita ao praticante literalmente ficar em pé sobre a água, uma sensação indescritível e uma visão privilegiada da naturezalocal


A origem do SUP, o surf com remo


Muitos relatos históricos demonstram que remar em pé é uma prática adotada há séculos. Muitas tribos e comunidades pesqueiras adotavam pequenas embarcações que se remavam em pé para se deslocar em pequenos córregos ou recifes de difícil navegação.


Apesar de ser utilizado, em sua maioria para fins práticos, existem relatos de pessoas que usavam barcos e remos para pegar ondas com o propósito recreativo. É o caso da tribo peruana Moches que já pegava ondas (ajoelhados) em botes muito antes de Colombo pisar nas Américas.


Dizem que o SUP (Stand Up Paddle), como conhecemos hoje, teve origem no Hawaii em meados dos anos 1940 da necessidade de professores de surf acompanhar seus alunos em prática. Ficar em pé dava melhor visão dos movimentos dos novos surfistas. A prancha larga que permitia que o surfista ficasse de pé também passou a ser utilizada para fotografar os surfistas em atividade. Com o tempo alguns praticantes começaram a desenvolver suas próprias pranchas e remos mais apropriados e a modalidade foi crescendo aos poucos.


Só em 2000 o SUP ganhou proporções quando o Havaiano Laird Hamilton passou a produzir materiais específicos para o esporte. Com os materiais sendo feitos em larga escala e para venda, mais praticantes surgiram e a visibilidade do esporte foi crescendo. 


Com o boom do SUP e a chegada dele ao Brasil, alguns documentos surgiram e comprovam que o esporte já era praticado por aqui antes dos anos 40. Fotos dos anos 30 mostram os brasileiros Osmar Gonçalves e Jua praticando SUP nas praias de Santos. Até onde se sabe eles mesmos faziam suas pranchas de quase 4m. Existem algumas versões de como o esporte chegou até eles, a mais provável é a de que o pai de Osmar trouxe uma revista dos EUA que ensinava passo a passo a construir uma prancha gigante, porém a remada com as mãos era difícil e Osmar logo percebeu que usar um remo poderia facilitar muito o trabalho de impulsionar a prancha.


Independente da origem do SUP, é incontestável que essa modalidade de surf vem crescendo a cada dia e é cada vez mais comum encontrar pessoas em pé remando em suas grandes pranchas pelas praias de todo o mundo.


A conhecida Lagoa de Imboassica, 
ganhou um novo visual neste verão.
O Stand Up Paddleo oferece um novo visual na Lagoa de Imboassica

Nenhum comentário:

Postar um comentário