segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

NOTÍCIA NO DETALHE

Morar Feliz muda vida de quase seis mil famílias que viviam em área de risco

 (Foto: Rodolfo Lins)
Famílias que viviam em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social, hoje, vivem com mais dignidade e cidadania nos condomínios do Programa Morar Feliz. Além de casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, os condomínios contam com total infraestrutura, como redes de água e esgoto, iluminação e ruas pavimentadas. Muitas famílias, além de terem deixado para trás anos vivendo às margens de rodovias, ferrovias ou de rios e lagoas, também, não tinham acesso a saneamento básico. 

O Morar Feliz é um investimento social superior a R$ 800 milhões que até 2016 beneficiará mais de 40 mil pessoas. É um dos maiores programas habitacionais do interior do Brasil com a construção de 10 mil casas em duas etapas. Desse total, a Prefeitura de Campos entregou 5.842 moradias, sendo 5.426 na primeira etapa em 14 condomínios e 10 bairros. 

Da segunda etapa, já foram entregues casas em Dores de Macabu, Ponta Grossa dos Fidalgos e as primeiras 312 em Ururaí. Em breve, será Saturnino Braga. Todos na área rural.  Na primeira etapa, moradores de bairros, como Eldorado, Lagoa das Pedras e Ururaí também foram beneficiados. Em Ururaí, as obras continuam no canteiro, que tem cerca de 1.300 casas ao todo. “Nos últimos anos, muitas famílias foram beneficiadas e hoje moram em locais seguros, sem ter que se preocupar com a chuva – afirmou o subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha.

A dona de casa Beatriz Cordeiro Barreto, 36 anos, fala da mudança na vida dela e da família “A casa onde eu morava estava cheia de rachaduras e quando chovia, a rua ficava alagada. Agora, com esta chuva toda que caiu na semana passada, nem parecia que tinha chovido. As ruas aqui são asfaltadas e a casa é toda estruturada, mais espaçosa e bastante arejada”, revelou.

Beatriz mora com o esposo e mais três filhos e diz estar bastante tranquila com o ônibus escolar, que está circulando no conjunto. “Os meus filhos estão indo para a escola e voltando para a nova casa na maior segurança”, afirmou.

Em maio do ano passado, o Morar Feliz foi apresentado no Fórum Nacional de Habitação que reconheceu a sua qualidade e a eficiência. Lá o programa acabou sendo premiado com o Selo Mérito 2013 da Associação Brasileira de Cohabs e agentes públicos de Habitação na categoria Grande Impacto Regional. 
 
- Se considerarmos que cada residência abriga, em média, quatro pessoas, o Programa Morar Feliz tem mais habitantes do que 30 municípios do Estado do Rio de Janeiro. E, ainda, se somarmos o número de habitantes de Laje do Muriaé, São José de Ubá e Macuco não chegaremos a 20 mil cidadãos, o que mostra o grande esforço da Prefeitura de Campos para acolher e assistir seus munícipes que viviam em área de risco ou dependendo do Aluguel Social - destaca o secretário de Governo, Suledil Bernardino, baseado em dados do Censo 2010 do IBGE.
Por: Da Redação - Foto: Rodolfo Lins -  28/12/2014 15:19:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário