terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Prefeitura do Rio mantém sistema de alerta de descargas elétricas no verão

Da Redação

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
Um sistema de alerta de descargas elétricas — instalado no alto do prédio do Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova — pode prever com uma hora de antecedência a queda de raios em até 40km de distância dos sensores. O monitoramento em fase de teste abrange até o Maracanã, onde durante uma partida de futebol será possível a transmissão de orientações ao público nos telões do estádio, em caso de tempestade de raios na cidade.
— Essa será mais uma ferramenta para informar a população e os torcedores no estádio sobre as mudanças climáticas e alertar no caso de alta possibilidade de incidência de raios — explicou o chefe executivo de Tecnologia do COR, Alexandre Cardeman.

A área de abrangência do sistema compreende as regiões do Morro de São Carlos, no Estácio, o Sambódromo, a entrada do Túnel Santa Bárbara (Catumbi), parte da Zona Portuária (Rodoviária Novo Rio), Morro do Pinto (Santo Cristo) e o Maracanã.  O aparelho permite identificar onde e quando um raio poderá cair na área de alcance estabelecida.

O monitoramento é realizado pelos meteorologistas do Alerta Rio, ligados à Fundação Geo-Rio, que trabalham no Centro de Operações Rio. Nas primeiras análises feitas em maio, foram percebidos núcleos de chuva na Zona Norte. O sistema detectou a mudança no campo eletromagnético e acusou a possibilidade de raios nas proximidades do COR.

Com a antecipação das previsões em até uma hora, os órgãos poderão tomar as medidas de prevenção necessárias, para evitar transtornos como a queda de árvores. O equipamento de 80cm de altura e 40cm de diâmetro foi cedido pela empresa ABC Para-Raios, de Sorocaba, no interior de São Paulo, uma das regiões do Brasil onde mais caem raios.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário