terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Prefeitura anuncia reajuste salarial de até 40% para agentes de saúde durante encontro
Na ocasião, Cartilha da Saúde foi apresentada aos profissionais

O final de ano chegou repleto de boas notícias para os agentes de saúde de Casimiro de Abreu. Na última semana, o prefeito Antônio Marcos anunciou a estes servidores que, ainda este mês, haverá um reajuste salarial de até 40% para eles, equiparando o salário de toda a equipe para R$ 1.014,00. Ao mesmo tempo foi apresentada a Cartilha da Saúde. O café da tarde com os profissionais aconteceu no Sítio Agrícola.

O reajuste dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias faz parte de uma normativa instituída pelo Governo Federal este ano. Ela estabelece que os municípios se ajustem à equiparação salarial determinada para a categoria. Casimiro de Abreu é o segundo município do Estado a proporcionar a melhoria salarial. “Tenho orgulho de abraçar esta causa”, disse o prefeito Antônio Marcos.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Edson Mangefesti, apresentou para os agentes a Cartilha da Saúde, que ainda este mês será distribuída pelos profissionais à população. Através dela, o usuário da rede pública de saúde obterá informações para acessar os serviços de saúde oferecidos pelo município, e entenderá principalmente como funciona a Rede da Atenção Básica, porta de entrada do sistema. “Os agentes comunitários de saúde estão diariamente em contato com as famílias e são o nosso melhor instrumento de propagação da informação. Por isto, aproveitamos este momento especial para apresentar a Cartilha da Saúde a eles”, frisou o secretário.

Agente comunitária de saúde há quatro anos, Daniele Souza, ficou muito satisfeita de receber as duas grandes notícias. “Fico muito orgulhosa de fazer parte desta instituição que valoriza o profissional. Este dinheiro a mais vai fazer uma grande diferença para mim”, emocionou-se.

A agente de combate a endemias, Elem de Sá, diz que o encontro superou as expectativas do grupo de servidores. “Além de ter ficado muito feliz com este reajuste no salário, estou muito satisfeita por saber que, em breve, teremos uma ferramenta que nos auxiliará muito na divulgação dos serviços”, disse. 

VALORIZAÇÃO DE SERVIDORES - Não só os agentes de endemias têm motivos para comemorar, mas toda a classe de servidores públicos. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Controle de Dados, os servidores receberam um reajuste acumulado de 63,1%, desde 2009.

Os professores, igualmente valorizados, tiveram nos últimos cinco anos, seus salários corrigidos em mais de 84% acima da inflação. Além dos reajustes, os guardas municipais receberam ainda, a partir de maio deste ano, 30% de Adicional de Risco de Vida, tendo em vista a exposição que sofrem no exercício de sua função.
Publicado em 17/12/2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário