quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Hospitais e UPAs funcionam normalmente durante Réveillon do Rio

Da Redação

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
Os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) terão funcionamento normal durante o feriado de Ano Novo. A escala de plantão dos médicos de cada unidade pode ser verificada no site do órgão (www.saude.rj.gov.br). Vale lembrar que as unidades de Pronto Atendimento só atendem casos de urgência e emergência de baixa complexidade, por isso os médicos que atuam nas unidades são clínicos gerais e pediatras, não havendo profissionais de outras especialidades.
Medicamentos e exames - A Rio Farmes, central de medicamentos especializados da SES, permanecerá fechada no dia 31 de dezembro e reabre no dia 5 de janeiro de 2015, em horário normal. Como a entrega de todos os medicamentos é previamente agendada com os pacientes, a Rio Farmes preparou um esquema especial de agendamentos no mês de dezembro para que nenhuma pessoa fique sem o remédio que recebe na unidade.

Já o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado – o Rio Imagem – não funcionará nos dias 31 de dezembro de 2014 e 1º de janeiro de 2015, porém, funciona normalmente no dia 2 de janeiro, apesar dos pontos facultativos.

O Instituto Vital Brazil informa que as unidades do Programa Farmácia Popular do Estado funcionam até meio-dia no dia 24 e 31 de dezembro (exceto a unidade de Copacabana, que estará fechada). No dia 1º, as unidades não funcionam e, entre os dias 2 e 9, as farmácias estarão abertas apenas para a retirada dos cartões Cuidados Especiais pelos beneficiários.

Unidades móveis – Os serviços de tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia e ultrassonografia móveis também entram em recesso nos dias 31 de dezembro  1º de janeiro. Neste momento, uma das tomografias computadorizadas encontra-se em Mesquita e a outra em Miguel Pereira. A ressonância magnética está em Volta Redonda e o mamógrafo móvel, em Saquarema.

Câmara de Litígios - A Câmara de Resolução de Litígios de Saúde (CRLS) entra em recesso de 20 de dezembro de 2014 até o dia 6 de janeiro de 2015, devido à suspensão das atividades do Poder Judiciário nesse período. Contudo, os casos considerados de urgência serão atendidos normalmente na Defensoria Pública da União e na Defensoria Pública do Estado, em esquema de plantão.

Ponto biométrico - Desde 2009, a Secretaria de Estado de Saúde instituiu o ponto biométrico para monitorar a falta de funcionários nos plantões de hospitais e UPAs da rede estadual. A aferição vem reduzindo o número de faltas e melhorando a transparência para a população, que pode cobrar da Secretaria e também do profissional a sua presença nas unidades de saúde. Quando o sistema começou a ser implantado havia registro de até 45% de faltosos, hoje a média é de 12% nas UPAs e 0,5% nos hospitais da rede estadual.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário