sábado, 20 de agosto de 2016

Ação Integrada mobiliza escola municipal no Jurunas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 19/08/2016 17:03

  • / CONHECIMENTO / 19/08/2016 17:03

    No adestramento de cães, o aluno Marcos Moreira mostrou talento durante o evento na Escola Miguel Pernambuco Filho.


Uma manhã especial envolvendo teatro, música, curiosidades e animação resultou em novos aprendizados para os 250 estudantes da Escola Municipal Miguel Pernambuco Filho, localizada no bairro do Jurunas. A ação integrada realizada nesta sexta-feira, 19, é uma iniciativa da Prefeitura de Belém por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com a parcerias das Secretarias Municipais de Educação (Semec), Saúde (Sesma) e Guarda Municipal de Belém (GMB).
A ação visa ampliar o conhecimento de crianças e jovens acerca de temas relevantes e muito discutidos nos dias atuais. A coordenadora do GGIM, Martha Falcoski, explica que eventos como esse contribuem na formação de bons cidadãos. “Optamos por bairros com maiores índices de vulnerabilidade e os temas são selecionados de acordo com a faixa etária dos estudantes. Além disso, temos enorme preocupação em envolver os pais nas ações, pois só através de um trabalho integrado é possível formar cidadãos de bem”, destacou.
O momento de acolhimento teve a participação da Guarda Municipal de Belém que entoou os Hinos Nacional e de Belém. Os alunos ainda puderam assistir dramatizações que expuseram as ações realizadas pela GMB por meio dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ronda da Capital (Rondac) e Ações Táticas com Cães (Atac).
O estudante Marcos Moreira, de apenas 10 anos, mostrou ser um bom adestrador de cães. “Ver de perto como um cão é adestrado e ainda poder participar foi algo completamente diferente e que eu jamais esperei viver. Eles obedecem e tem a missão de proteger quem é do bem, e o Apolo já é um grande amigo agora”, comentou com entusiasmo.
Além do sucesso como adestrador, Marcos não escondeu seu grande sonho, quando atento observava cada instrumento apresentado pela Guarda. “Tenho o sonho de ser instrumentista e penso nele sempre antes de dormir. Tenho certeza que um dia irei realizar e formar uma banda para me apresentar assim como a banda dos guardas que estão aqui”, afirma.
Durante o evento, palestras, rodas de conversas e teatro com fantoches  foram ministradas nas salas de aula, abordando temas como Práticas de Higiene, Hábitos Alimentares Saudáveis, Água e Meio Ambiente, Web Bullying, Uso Consciente do Patrimônio Público e Prevenção ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Aos 8 anos, Mateus Riquelme Soares, passou a compreender que deve ter hábitos alimentares saudáveis para o bem de sua saúde. “Me chamou atenção essa palestra sobre a boa alimentação, pois eu como muito besteira e as vezes tenho dor de barriga, mas agora vou procurar me alimentar melhor”, relatou.
A ação foi bem recebida pelo público presente, como a mãe Gisele Gonçalves, 29. “Apesar de estar com um bebê de um aninho, sei da importância em participar com a minha filha Juliane, de momentos como esse. E não só ela aprendeu, como eu também, principalmente como prevenir minha filha contra a violência. Adorei a ação e parabenizo a iniciativa que deveria ser exemplo para outras escolas”, ressaltou.
Segundo dados do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), mais de 10 mil estudantes e seus familiares já foram beneficiados com a ação integrada. A perspectiva é dar  prosseguimento a esse trabalho nas escolas e beneficiar um número cada vez maior de crianças e jovens.

Texto: Natasha Albarado
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário