sábado, 27 de agosto de 2016

Bosque Rodrigues Alves encanta visitantes com acervo e história

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/08/2016 18:22

  • / 133 ANOS / 25/08/2016 18:22

    Estudantes se encantam com a exposição de animais taxidermizados (empalhados) no Bosque Rodrigues Alves.


Turistas de São Paulo visitaram pela primeira vez o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia nesta quinta-feira, 25, data em que o espaço completa 133 anos. Acompanhados de uma equipe do Bosque, o grupo de 12 turistas fez uma trilha monitorada, conhecendo a fauna, flora e história do espaço.
Maravilhados com o local, eles não mediram elogios para a área de preservação nativa no centro da cidade. "Eu já tinha vindo outras vezes em Belém, mas nunca visitei o Bosque. Estamos encantados com esse lugar. Aqui é lindo. Já morei em área de floresta e esse espaço não fica devendo em nada. Espero que seja conservado e que possamos voltar aqui", declarou a servidora pública Tereza Silveira.
O marido de Tereza, Aldo Antonieto, que é geógrafo, também elogiou o espaço. "Chegamos em Belém ontem à noite e hoje já viemos aqui. Estamos em um momento de folga e lazer e não tem como não se encantar com esse ambiente. Aqui estou sentindo uma paz e renovando as energias", afirmou.
Assim como os turistas, os alunos da Escola Municipal Liceu de Artes e Ofícios, de Icoaraci, com faixa etária entre 7 e 9 anos, também aproveitaram a data especial para visitar e participar da programação especial montada pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
"Para nós é muito importante tirar os alunos da sala de aula e levá-los para o ambiente externo. Trabalhamos muito com eles as lendas amazônicas e aqui no Bosque eles puderam conhecer as lendas do Curupira e do Mapinguari, entre outras. Mais importante ainda é essa visita ser no dia do aniversário do Bosque, pois eles também aprendem a história, e a importância de se preservar essa área", diz a professora Cláudia Marques.
Dentre as diversas atividades, os estudantes participaram de trilhas monitoradas, em que foram apresentados à fauna, à flora e à história do Bosque; da ação Vet Kid’s, em que estudantes e professores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) mostraram a importância de se tratar bem os animais; e da exposição das produções técnicas e científicas do Bosque.
Guilherme Magalhães, de oito anos, é um dos alunos que participaram da programação. "Eu nunca tinha vindo no Bosque e gostei muito daqui. Vou pedir para meus pais me trazerem outras vezes. Eu queria muito ver o peixe-boi e consegui. Também vi os macaquinhos bem de perto", conta.
Os visitantes também receberam um presente no dia do aniversário do Bosque: a entrada foi gratuita durante todo o dia. O espaço recebe, em média, 30 mil visitantes por mês.
“O Bosque é uma área muito importante e a Prefeitura de Belém realiza ações permanentes no espaço. Agora no início de setembro vão começar as obras para a construção do recinto da jaguatirica, que será o primeiro felino do Bosque. A previsão da entrega é de três meses”, detalha o titular da Semma, Deryck Martins. 
Programação
A programação especial de aniversário do Bosque Rodrigues Alves segue até domingo,28, com trilhas monitoradas, exposição de animais taxidermizados e de sementes, plantio de mudas, oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis, Cine Bosque, pintura de desenhos, trabalho de educação ambiental, “contação” de histórias, apresentação folclórica, arvorismo, entre outras atrações. 
Esse ano a novidade é que os visitantes podem compartilhar suas fotos durante as visitas no Bosque.  Para serem publicadas no site oficial do espaço (http://www.belem.pa.gov.br/semma/bosque), as fotos devem ser enviadas para o email dgae.semma@gmail.com.
O Bosque Rodrigues Alves funciona de terça-feira a domingo, de 8h às 17h, com venda de ingressos até 16h, no valor de RS 2,00 (inteira). Crianças até seis anos e idosos acima de 60 anos têm direito à gratuidade.
Bosque Rodrigues Alves
Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras.
Com uma área total de 15 hectares, o local é um pedaço da floresta amazônica literalmente ‘preservado’ no coração da cidade. O espaço recebe, em média, 30 mil visitantes por mês.
O Jardim Zoobotânico abriga mais de 10 mil árvores, distribuídas em mais de 300 espécies. Dos 15 hectares, mais de 80% são compostos por áreas verdes, e apenas 20% são caminhos para circulação de visitantes.
O espaço abriga ainda 435 animais de 29 espécies que vivem em cativeiro e outras 29 em liberdade ou semi-liberdade, distribuídas na área de mata. Entre os animais estão o peixe-boi amazônico, jacaré, tartarugas, jabutis, araras, macacos, entre outros.

Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário