domingo, 28 de agosto de 2016

Primeiro dia do Maior São João do Cerrado empolga o público

    Evento segue até domingo (28) e promete movimentar R$ 10 milhões na economia local
    • Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2016, 15h52
    • Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2016, 16h34

    Por Gustavo Henrique Braga
    Crédito: Rodolfo Vilella
    Crédito: Rodolfo Vilella

    O clima de festa junina, com comidas típicas, quadrilha, forró e shows de artistas consagrados tomou conta do Distrito Federal, com a abertura oficial do Maior São João do Cerrado, em Ceilândia, distante 30 km do centro da capital. A expectativa é que, durante os quatro dias de festa, os moradores de Brasília e do entorno, deverão movimentar cerca de R$ 10 milhões na economia local, segundo os organizadores. O público esperado é de 100 mil visitantes.
    O público se depara com a cultura do São João já na entrada, onde a decoração inclui uma fogueira simbólica de 15 metros de altura. Próximo à fogueira há ofertas de artesanato e roupas típicas, além de literatura de cordel. O escritor Joaquim Bezerra da Nóbrega é um dos expositores. Nóbrega participou de todas as edições do Maior São João do Cerrado. “Vim de Santa Luzia, na Paraíba, e fui um dos primeiros a tirar o mato e construir uma casa na Ceilândia, local onde vivo há 45 anos.  É um grande orgulho fazer parte desta festa e mostrar a nossa cultura para os turistas e também para os moradores do Distrito Federal”, disse.
    O casal Eucimar Santos, militar, 50 anos, e Maria Santos, dona de casa, 48, veio do Rio de Janeiro. Eles vão passar uma semana hospedados na casa de parentes em Brasília e aproveitaram a oportunidade para conhecer o Maior São João do Cerrado. “É a primeira vez que vamos a um São João. Não imaginávamos que teria um evento tão grande sobre o tema no Distrito Federal”, comentou Maria. “Esse primeiro dia vai ser o termômetro, se der tudo certo voltamos nos próximos dias da festa”, emendou Eucimar.

    A expectativa também é grande entre os comerciantes, que aproveitam o São João para faturar. O empresário Alan Terra participa pela primeira vez do evento com um estande para venda de lanches. Ele levou para o São João uma equipe de 18 pessoas. Esse é o maior time que ele reúne no ano para participação de eventos, um reflexo do otimismo em relação às vendas. “Com uma alta circulação de pessoas é importante garantir o bom atendimento e a agilidade do serviço, por isso aumentamos o número de funcionários”, disse. O São João é uma festa boa para o comércio e tem a vantagem de ser em uma data que não concorre com outros eventos”, acrescentou. 
    SÃO JOÃO DO BRASIL - O Ministério do Turismo anunciou aporte de R$ 6,2 milhões para apoiar a realização de festejos juninos em todo o país.  A ideia é transformar o São João em um produto turístico capaz de gerar fluxo de visitantes nacionais e estrangeiros nos destinos nacionais que investem nestes eventos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário