segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Guarda Municipal capacita efetivo para a utilização de armas de fogo

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/08/2016 17:09

  • / PORTE DE ARMA / 25/08/2016 17:09

    Mais de 800 agentes da GMB já estão capacitados ao uso de armas de fogo.


Para garantir a segurança na capital, a Prefeitura de Belém vem investindo na capacitação de todo o efetivo da Guarda Municipal. Uma das ações nesse sentido é o curso de Habilitação ao Porte de Arma que começou na última segunda-feira, 22, e termina nesta sexta, 26, com a formação teórica e prática de mais 40 guardas municipais.
Já são 868 agentes de segurança municipal capacitados e que garantiram o porte de arma para o uso de revólver calibre 38 e pistola no desempenho das suas funções.
A GMB é regida pelo Estatuto Geral das Guardas Municipais, que garante a essas corporações poder de polícia, incluindo a permissão para o porte de arma de fogo, como previsto na lei 10.826, nas cidades que compõem regiões metropolitanas e municípios com mais de 50 mil habitantes. 
O Inspetor de Divisão de Ensino da GMB, José Coelho, esclarece que conforme a lei federal de armamento, o agente precisa passar por vários processos para garantir o porte de arma. Um dos testes obrigatórios é o psicotécnico, realizado individualmente e em grupo, que é realizado pela própria Guarda Municipal, com o credenciamento da Polícia Federal (PF), além das provas teóricas e práticas de tiro. "Já estamos na 9ª turma de porte de arma. Nosso objetivo é até o mês de dezembro, garantir que todo nosso efetivo esteja capacitado'', completa o coordenador.
A formação é dividida em quatro etapas: psicotécnico individual, coletivo, aulas teóricas e aulas práticas. Em seguida os agentes são encaminhados para a Polícia Federal, órgão responsável pela liberação do porte de arma. "Trabalho na Guarda há 18 anos, sendo que essa é quarta vez que participo do curso. Isso reflete diretamente no trabalho que desenvolvemos nas ruas, nos tornando profissionais cada vez mais qualificados'', pontuou o guarda Ronaldo Cardoso, durante a aula prática do curso, no Clube de Tiro de Belém, na manhã desta quinta-feira, 25.  
O curso tem carga horária de 40 horas, e as equipes foram divididas em dois grupos de 40 guardas. A qualificação começou em 2013, e dos 1.200 agentes que formam a Guarda Municipal, já foram capacitados 868 guardas.
Texto: Milene Amaral
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário