domingo, 28 de agosto de 2016

INFRAESTRUTURA

Sul do País tem cenário positivo para cultivos de inverno, aponta estudo

Boletim

Indicador da Conab, o Boletim de Monitoramento Agrícola de 2016 aponta bom momento para plantações de trigo, aveia entre outros
por Portal BrasilPublicado27/08/2016 15h18Última modificação27/08/2016 15h18
Antônio Costa/Fotos PúblicasAlém da estimativa de safra, estudo da Conab contribui para apoiar análises de mercado e gestão de estoques públicos
Além da estimativa de safra, estudo da Conab contribui para apoiar análises de mercado e gestão de estoques públicos
8º Boletim de Monitoramento Agrícola de 2016 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica bom padrão de desenvolvimento dos cultivos de trigo, aveia, centeio, cevada e triticale — culturas de inverno na região sul do País. 
A avaliação, realizada a partir de satélite, foi divulgada esta semana, com informações coletadas entre 27 de julho a 11 de agosto.
O foco desta edição do Boletim é o monitoramento das culturas de 2ª safra e de inverno nas regiões onde existem expressivo percentual de cultivos. Os dados de satélite indicam que, apesar do cenário positivo, a falta de chuva em abril e as geadas ocorridas em junho resultaram em restrições a culturas de segunda safra no Paraná, especialmente o milho.
Já no Rio Grande do Sul, o baixo armazenamento de água no solo em junho atrasou o plantio dos cultivos de inverno. Entretanto, a partir de julho, o clima tem sido favorável, conforme indicam os dados de satélite.
O último levantamento da safra, divulgado no dia 9 de agosto, estimava uma produtividade para o milho segunda safra de 4.046 kg/ha, com um rendimento 29,2% inferior ao registrado na safra passada, por conta das adversidades climáticas. Já as culturas de inverno apresentavam variações positivas nos três estados do Sul. 
O Boletim de Monitoramento Agrícola, desenvolvido pela Gerência de Geotecnologia da Conab, avalia as condições atuais das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes, com base em registros de estações meteorológicas e dados de satélite. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques públicos.
Fontes: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura e Conab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário