terça-feira, 30 de agosto de 2016

Revezamento da Tocha Paralímpica vai percorrer seis cidades

Da Redação com Agências

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
A Tocha Paralímpica começa, na quinta-feira (01), a percorrer todas as regiões do país até a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no próximo dia 7, no Estádio do Maracanã. Além de Brasília – onde a tocha foi acesa na quinta-feira passada (25) em solenidade no Palácio do Planalto – o revezamento vai percorrer as cidades de Belém, Natal, São Paulo e Joinville, até chegar ao Rio de Janeiro. Serão 250 quilômetros percorridos no revezamento, 4.650 milhas aéreas percorridas pelo avião do comboio e 700 condutores.

A chama que iluminará o Estádio do Maracanã, na Cerimônia de Abertura, será formada pela união de cinco chamas acesas no Brasil e uma em Stoke Mandeville, na Inglaterra, berço do Movimento Paralímpico mundial. Em uma campanha virtual lançada pelo Comitê Rio 2016, pessoas de todo o mundo poderão enviar mensagens positivas, por meio de hashtags, acumulando energia suficiente para acender cada chama. Após as cerimônias locais de acendimento, realizadas sempre pela manhã em cada cidade, a Tocha Paralímpica ganhará as ruas pelas mãos dos condutores e fará visitas a 28 locais especiais como centros de reabilitação e institutos de deficientes visuais.

Cada chama simbolizará um valor paralímpico: em Brasília, a igualdade; em Belém, a determinação; em Natal, a inspiração; em Joinville, a coragem; em São Paulo, o poder da transformação; e, no Rio de Janeiro, a paixão pelo esporte. Para participar do movimento, basta postar nas redes sociais uma mensagem usando a hashtag oficial e a hashtag do valor abraçado pela cidade. Para acender a chama de Brasília, por exemplo, é preciso usar as hashtags #ChamaParalímpica e #Igualdade.

As cinco chamas chegarão ao Rio por estradas digitais. Elas serão enviadas virtualmente para a cidade-sede após o fim do revezamento em cada região. No dia 6 de setembro, uma cerimônia de união das chamas formará a Chama Paralímpica no Museu do Amanhã, marco da revitalização da Região Portuária do Rio. O evento marcará o início do revezamento na cidade, que terá duração de dois dias e mobilizará 360 condutores.

Durante a Paralimpíada, a chama ficará acesa na pira da Candelária, no Centro do Rio.
FA

Nenhum comentário:

Postar um comentário