segunda-feira, 29 de agosto de 2016

NOTÍCIAS

EDUCAÇÃO | 27.08.16 - 11H57

Estudantes da rede municipal de ensino do Recife recebem prêmios da 11ª OBMEP

img_alt
O aluno Tehilson José conquistou a primeira medalha das escolas públicas da PCR no evento desde 2008 (Foto: Lú Streithrost/PCR)

Sete estudantes da rede municipal de ensino do Recife receberam, na tarde desta sexta-feira (26), as premiações por seu desempenho na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno Tehilson José da Rocha Leite, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, conquistou medalha de bronze, enquanto que Luanna Vitória da Silva, da Escola Municipal João XXIII, recebeu a menção honrosa em nome dos cinco outros colegas premiados. A cerimônia aconteceu no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Tehilson é o primeiro aluno da rede a ganhar uma medalha na OBMEP desde o ano de 2008. "Quando fiz a prova, não acreditava que chegaria tão longe, ficando entre os melhores numa competição que teve 18 milhões de participantes. Matemática e Ciências são minhas matérias favoritas", diz o estudante do 8º Ano do Ensino Médio. "Decidi participar porque gosto de Matemática, mas achava que não ia dar em nada. Foi um resultado inesperado. A prova é diferente das que eu faço na escola, mas não foi um bicho de sete cabeças", avalia Luanna, também do 8º Ano.
Além dela, ganharam menções honrosas os alunos Wekson Kevem da Silva (Escola Municipal Professor José da Costa Porto); Iure Mota de Souza (Escola Municipal Oswaldo Lima Filho); Matheus Francelino (Escola Municipal Vila Sésamo); Rosiane Ferreira da Silva (Escola Municipal Professor Nilo Pereira); e Alexandre Ramos (Escola Municipal Paulo VI). Em Pernambuco, foram 133 medalhistas e 501 estudantes com menção honrosa. A 11ª OBMEP aconteceu no ano passado.
"Sempre buscamos estimular a participação dos nossos estudantes em olimpíadas de conhecimento e já obtivemos excelentes resultados nas áreas de robótica e raciocínio lógico, além do primeiro medalhista na Obmep em oito anos. O prêmio repercute na vida do estudante, que ganha uma bolsa, na turma, na escola e na rede", comenta o secretário-executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais. 
Em 2015, o evento teve a participação de quase 18 milhões de estudantes de todo o Brasil, dos quais 14 mil alunos da rede municipal do Recife. "A OBMEP acontece desde 2005. Nesse período, a Olimpíada cresceu muito e hoje chega a praticamente 100% dos municípios brasileiros. É um instrumento eficaz para identificar talentos em todo o território nacional, e impacta também no ensino da matéria nas escolas", avalia o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, que realiza a competição.
CLASSIFICAÇÃO - A 12ª edição da Obmep 2016 já está em andamento e 913.546 alunos garantiram classificação para a segunda fase, que acontece no dia 10 de setembro. A rede municipal de ensino do Recife tem 829 alunos na disputa, sendo 465 no Nível 1 (6º e 7º anos) e 364 no Nível 2 (8º e 9º anos). Os 6,5 mil estudantes com melhor desempenho no Brasil receberão medalhas de ouro (500), prata (1.500) e bronze (4.500), e haverá até 46,2 mil menções honrosas. Os vencedores serão anunciados em 30 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário