sábado, 27 de agosto de 2016

27/08/2016 - 14h05   27/08/2016 14:05:01

Música no Museu apresenta 'Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais'

Da Redação

    
  
O projeto Música no Museu resgata a música clássica brasileira e em setembro realiza o programa 'Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais' mesclando os nossos grandes compositores como Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes, Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, Radames Gnatalli, Guerra Peixe, Tom Jobim com os mais destacados europeus Mozart, Bach, Beethoven, Chopin, Satie, Schumann, Liszt, Tchaikowsky e Rachmaninoff.
A abertura será no dia 1º. de setembro às 12:30h, no Museu Nacional de Belas Artes, com a pianista Maria Helena Andrade tendo como foco um programa festejando  dois ilustres homenageados do ano: Érik Satie, pelos seus 150 anos, e Francisco Mignone, pelos 30 anos de falecimento. Ambos tinham em comum a imensa criatividade, o gosto pelo novo e original, o humor irônico e refinado, além de extrema facilidade pianística e de escrita musical.
Personalidades multifacetadas, desfrutaram intensamente do contato com o público em geral, sem preconceito: Satie, como pianista de café-concerto, e Mignone, tocando em serenatas, “nas esquinas”, e escrevendo música popular com pseudônimo.
Admiradores de Chopin - de quem todos os pianistas são devotos - cuja obra conheciam detalhadamente, Satie inseriu na Hedriophtalma uma bela citação da Marcha Fúnebre da Sonata op. 35 do compositor polonês, e Mignone, além de afirmar que “toda música de Chopin é uma grande valsa”, admitia a influência do autor em suas Valsas de Esquina. As duas suítes que serão apresentadas, Embryons Dessechés, de Satie, e Seguida, de Mignone, apesar de escritas em apenas quatro dias, são obras primas.
PROGRAMA:
FRANCISCO MIGNONE (1897-1986)
Duas Valsas: Valse Élégante (1931) e Valsa de Esquina n°3 (1939)
Valsas de caráter contrastante: a primeira de inspiração francesa, a segunda, brasileira.
Seguida (1984)*:
             Temperando
             Outra lenda sertaneja
             Beliscando forte
             Valsa que não é de esquina 
             Batuque batucado
*Escrita especialmente para a tese de Mestrado da pianista, defendida na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Seguida é um verdadeiro microcosmos da produção pianística de Mignone.
ÉRIK SATIE  (1896-1925)
Gymnopédie n°3 (1888)
A Gymnopédia era uma festa da antiga Esparta com a duração de vários dias, em honra aos deuses e guerreiros mortos, celebrada com danças e exercícios de ginástica por homens e meninos despidos, ao som de hinos dedicados a Apolo.
Sonatine bureaucratique (1917): Allegro
                                                           Andante
                                                           Vivace
Embryons desséchés (1913): d’Holothurie
                                                    d’Hediophtalma
                                                    de Podophtalma         
FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)
Dois Noturnos: op.9 n°2 e op.55 n°1
Balada n°3 op.47
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário