quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Artesanato embeleza e encanta na Casa Brasil

    Bordados, cerâmicas, rendas, entre outros apresentam a diversidade cultural do país e encantam visitantes brasileiros e estrangeiros
    • Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2016, 16h17
    • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 12h10
     Por Lívia Nascimento

    Foto: Lívia Nascimento/Ascom

    Um dos destaques da Casa Brasil, espaço de promoção do Governo Federal no Boulevard Olímpico, é sem dúvida o artesanato. Produzidos por mãos habilidosas de artistas que transformam tecido, prata, madeiras e argila em peças de decoração, bijuterias e utensílios domésticos, as peças também retratam a estrangeiros e brasileiros visitantes a riqueza cultural do país, além das diversas influências que compõe o Brasil.

    Foto: Lívia Nascimento/Ascom
    A Bordana, Cooperativa de Bordados de Goiânia, produz peças bordadas inspiradas no Cerrado brasileiro e mostrou para os visitantes da Casa Brasil suas belas e delicadas peças. Composta por 30 mulheres, a iniciativa produz chaveiros, almofadas, cadernos, nécessaires e outros objetos que encantam consumidores.
    “Essa é uma oportunidade única de expor nosso trabalho por que possibilita que ultrapassemos as fronteiras e permite a comercialização do nosso trabalho com pessoas de outros estados e países. Precisamos de mais oportunidades como esta uma vez que ao trocar experiência com outros artesãos conseguimos também melhorar nossa qualificação”, afirma a presidente da cooperativa, Celma Grace de Oliveira.

    Foto: Paulino Menezes/Ascom
    Nas exposições Brasil Juninos e Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, os visitantes poderão se encantar com alguns artesanatos tradicionais do país como as charmosas bonecas namoradeiras, e delicada renda irlandesa e o teatro de bonecos do Nordeste chamado de Cassimiro do Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga, no Rio Grande do Norte; Babau, na Paraíba; e Mamulengo, em Pernambuco. A Casa Brasil pode ser visitada até o próximo dia 18 de setembro.
    REGULAMENTAÇÃO - Em outubro de 2015, foi sancionado o projeto de lei 7.755/2010, que regulamenta a profissão de artesão. O texto estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos
    Estima-se que o país conte com 10 milhões de artesãos brasileiros têm um bom motivo para comemorar. De acordo com o autor do projeto, o ex-senador Roberto Cavalcanti, artesão é toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos de forma individual, associada ou cooperativada. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário