sábado, 20 de agosto de 2016

Data celebra o talento dos que transformam emoções em imagens

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 19/08/2016 09:49

  • / DIA DA FOTOGRAFIA / 19/08/2016 09:49

    Fé, força e sacrifício expressos em uma imagem dos romeiros na corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no registro de Tássia Barros.


“Busco transmitir com transparência o sentimento de quem vou fotografar. Ouço as histórias, analiso, avalio e sinto o momento para mostrar nas minhas fotos. A gente sente a emoção, o sorriso, a tristeza, tudo aquilo que se quer contar, mas através da imagem”, explica Tássia Barros, que é fotógrafa do Núcleo de Imprensa da Prefeitura de Belém e tem a missão de contar os fatos por meio de imagens.
Esse é o poder que a fotografia tem: narrar fatos por meio de uma única imagem. Nesta sexta-feira, 19, é celebrado o Dia Mundial da Fotografia e profissionais como a jovem Tássia descrevem o que é ter esse poder através de um olhar mais criterioso, que dá sentido às histórias, por meio de imagens.
“Uma imagem pode falar mais que mil palavras”, diz a fotógrafa Eliza Forte. Ela, que tempos atrás exercia uma profissão bem diferente da atual, a de Advogada, afirma que o interesse pela fotografia vem de família. “Meu avô é dentista e, apesar da profissão, nunca escondeu o amor por registrar belas imagens. Como eu sempre o acompanhava e admirava os registros, surgiu a curiosidade pela fotografia e o desejo de dar continuidade a um dos belos hábitos dele”.
No universo do jornalismo, um bom assunto sempre vem atrelado a uma boa imagem, é também por meio dela que o leitor se sente parte da história. E hoje, com a tecnologia a favor de todos, existem diversas maneiras de registrar momentos, sejam eles por meio das câmeras fotográficas ou de celulares, smartphones, tablets, entre outros equipamentos.
De um modo geral, as fotografias expressam sentimentos jamais contidos e fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas que priorizam um mundo mais visual. Para a professora Sinayra Lobo, de 26 anos, ver as fotos no álbum de família é relembrar momentos que ficaram eternizados. “Coleciono fotos desde a infância, e sempre que posso pego os álbuns para relembrar cada momento. É prazeroso reviver capítulos da vida por meio das fotografias, por isso eu reconheço a importância que elas exercem na vida cultural e familiar de cada um”, explica Sinayra.
Experiência - Cada pessoa tem uma forma de enxergar o mundo e o fotógrafo tem essa missão de fazer a imagem ter sentido para quem a vê. Habilidade, técnica ou prática. Este é apenas um conjunto que se soma para uma boa fotografia, afirma o fotojornalista Adriano Magalhães. “Quando capturamos uma imagem, ela já estava quase formada na nossa cabeça. É apenas o momento de transformar o que era uma ideia, em retrato”, diz.
Para o fotógrafo Uchoa Silva, a data de hoje tem um significado ainda maior, já que ele comemora idade nova no dia 19 de agosto. “A fotografia me escolheu desde o dia que nasci, e, nos dias de hoje não há nada mais gratificante do que fazer o que se ama”, comemora Uchôa.
Uchoa Silva, Tássia Barros e Adriano Magalhães, fazem parte do Núcleo de Imprensa da PMB, e juntos, são alguns dos responsáveis em registrar o que é visto nas matérias publicadas no site da Agência Belém.
*Colaborou Natasha Coutinho.
Texto: Karla Pereira
Foto: Comus PMB
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário