quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Reunião define últimos detalhes para o revezamento da tocha paralímpica em Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/08/2016 18:24

  • / PARALIMPÍADAS / 23/08/2016 18:24

    Reunião entre representantes dos órgãos responsáveis pela logística do revezamento da Tocha Paralímpica em Belém definem esquema de segurança e trânsito para o dia do evento.


Faltando pouco mais de uma semana para Belém se eternizar na história dos jogos paralímpicos no Brasil, nesta terça-feira, 23, órgãos responsáveis pela logística do evento na capital paraense, se reuniram para definir os detalhes do esquema de segurança e locomoção da tocha no próximo dia 02 de setembro.
A reunião ocorreu na sede da Delegacia Geral, em Belém, e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); Guarda Municipal de Belém (GMB); Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); Polícias Civil e Militar; Corpo de Bombeiros; Polícias Rodoviárias Federal e Estadual; Departamento de Trânsito do Estado, além dos institutos que participarão por meio dos alunos com necessidades especiais.
De acordo com o Coronel da Polícia Militar, Sérgio Alonso, a reunião teve o intuito de unificar as ações. “A ideia é proporcionar um evento tão seguro e organizado quanto foi a condução da Tocha Olímpica. Deste modo, estamos reunindo todas as demandas para elaborar um esquema em que não haja problemas para o dia do revezamento”, explicou.
Belém foi selecionada pelo comitê organizador dos Jogos Paralímpicos para representar a Região Norte no revezamento da tocha paralímpica. A capital será uma das cinco cidades brasileiras a receber o evento.
A tocha - Com relevos sinuosos e contínuos, a tocha simula os pontos altos e baixos da vida de um atleta paralímpico, baseada em determinação e conquistas. Sua textura quadrangular remete aos quatro valores paralímpicos – coragem, determinação, inspiração e igualdade – que também estão gravados em braile no objeto.
O titular da Sejel, Deivison Alves, explicou os procedimentos durante a passagem da tocha na capital paraense. “A passagem da tocha em Belém se dará por dois momentos: locais de visita,onde contará com algumas apresentações, e o revezamento em si. Por este motivo precisamos alinhar todo o procedimento para o grande dia”, afirmou. Ainda de acordo com o Secretário, Belém foi escolhida por se destacar pela inclusão social, por meio do esporte assistencial e social.
Revezamento - A capital paraense será a segunda cidade a receber a chama paralímpica. O percurso começará em Brasília, no dia 1º de setembro, e então seguirá para Belém, Natal, São Paulo e Joinville. Em seguida, a chama será enviada para o Rio de Janeiro, onde serão realizados os jogos a partir do dia 7 de setembro.
Para a coordenadora do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), Denise Costa, participar do evento é uma satisfação. “É maravilhoso saber que teremos um aluno atendido pelo Centro participando do revezamento da tocha e com isso representar o nosso Estado. Todo e qualquer jovem ou adolescente tem seus sonhos e anseios de estar fazendo parte de uma sociedade mais inclusiva. Então, é uma satisfação enorme ter nossos atletas atendidos pela rede municipal participando deste momento”, concluiu.

Texto: Karla Pereira
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário