terça-feira, 26 de agosto de 2014

IBOPE: vitória de Garotinho no primeiro e segundo turnos

Publicado em 26/08/2014


Clique na foto para ampliá-la
Na noite desta terça-feira, duas pesquisas divulgadas apontam a liderança isolada do candidato Anthony Garotinho (PR) para governador do Estado do Rio de Janeiro. Pelo Ibope, ele tem 28% das intenções de voto, enquanto Luiz Fernando Pezão aparece com 18%, seguido do senador Marcelo Crivella, com 16%. Lindberg Farias (PT) tem 12% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 15%; não souberam ou não responderam 6%. Ainda pontuaram: Tarcísio Motta (Psol), com 3%; Dayse Oliveira (PSTU), com 1%; Ney Nunes (PCB), com 1%. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto de 2014 e ouviu 1.204 eleitores em 38 municípios. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

A pesquisa simulou um segundo turno entre Garotinho e Crivella. Nesse cenário, Garotinho tem 34% das intenções de voto, e Crivella, 33%. Votariam em branco ou anulariam o voto 27% dos entrevistados, enquanto 5% não souberam responder ou não responderam.

O cenário de um segundo turno entre Garotinho e Pezão seria o primeiro com 38% e o segundo, 31%. Votos em branco ou nulos seriam 25%; 5% dos entrevistados não responderam ou não souberam. O segundo turno entre Garotinho e Lindberg tem este cenário: Garotinho 37%, Lindberg 29%, brancos ou nulos 27%, e não souberam ou não responderam 6%.

Gerp: Garotinho com 24% e Crivella 21%

Apesar da terceira pesquisa do Instituto Gerp ter apontado novamente empate técnico, Anthony Garotinho (PR) continua na frente em mais uma consulta para medir a intenção de votos do eleitorado fluminense. O ex-governador soma 24% das intenções de votos, enquanto Marcelo Crivella (PRB) aparece com 21%. Mesmo com o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita, o candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), aparece com 11% das intenções - menos dois pontos percentuais se comparado a última pesquisa realizada pelo mesmo instituto, quando o governador pontuou 13%.

Atrás de Pezão segue na briga o candidato Lindberg Farias (PT), com 9%, que também perdeu dois pontos percentuais em relação aos segundo levantamento. Em seguida vem o candidato Tarcísio Motta (Psol), com 2%, e Dayse Oliveira (PSTU), com 1%. Ney Nunes (PCB) não atingiu 1%. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

Ainda de acordo com o Instituto Gerp, 15% dos entrevistados pretenderam anular ou votar em branco na eleição para governador do Rio. Não sabem ou não responderam 17% do público da pesquisa. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 deste mês e foram ouvidas 2.013 pessoas. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) com o número 00020/2014.

Dilma lidera

Ibope pesquisou nova pesquisa ontem e aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%; Aécio Neves (PSDB), 23%; e Eduardo Campos (PSB), 9%.

De acordo com a pesquisa, 7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 8% responderam que votarão em branco ou nulo. Na pesquisa anterior, os que responderam não saber eram 13% e brancos e nulos, 11%.

O Ibope ouviu 2506 eleitores em 175 municípios entre os últimos domingo (23) e terça-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
FONTE -O  DIÁRIO -26 -8-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário