segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Semana Mundial da Amamentação tem programação especial em Casimiro de Abreu

Objetivo é conscientizar as mães sobre os benefícios do aleitamento materno

Para marcar a Semana Mundial da Amamentação, a Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, desenvolveu uma série de atividades voltadas para o público feminino em fase de lactação. As ações acontecem entre os dias 4 e 8 de agosto.    
Em cada dia da semana, uma Unidade Básica de Saúde vai realizar uma programação especial para gestantes, puérperas e mulheres que estão amamentando. A programação começa com uma reunião entre mães que vão amamentar seus filhos ao mesmo tempo. O momento foi denominado como “A Hora da Amamentação” e pretende chamar a atenção das recentes mães sobre a importância de amamentar a criança até, pelo menos, os seis meses de vida. Além disso, também estão previstas para acontecer nas unidades palestras sobre o aleitamento materno; alimentação ideal durante o período de amamentação; o uso de anticoncepcionais no pós-parto (como a colocação do DIU – Dispositivo Intrauterino); o autoexame de mama; entre outros temas pertinentes à saúde feminina. Na segunda-feira, dia 04, estas atividades também estão programadas para acontecer no Hospital Municipal Ângela Maria Simões. As atividades acontecerão a partir das 8 horas e vão até ás 11h30.            
“A Secretaria de Saúde quer fornecer aos munícipes todas as orientações sobre a amamentação e dar o suporte necessário para a mãe e o bebê nesta fase tão importante para ambos e incentivar este gesto de amor entre mãe e filho” disse o secretário de saúde, Edson Mangefesti.            

AMAMENTAÇÃO – A amamentação traz inúmeros benefícios ao bebê, já que o leite materno é considerado o alimento mais completo para ele. No leite estão contidos todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança, como vitaminas, proteínas e gorduras. Além disso, o leite contém ainda substâncias importantes, como glóbulos brancos e anticorpos, que ajudam na proteção contra muitas doenças. A amamentação contribui também para o desenvolvimento emocional do bebê, promovendo uma forte ligação emocional com a mãe e contribuindo ainda no desenvolvimento psicomotor do bebê.
O ato de amamentar traz também muitos benefícios para a mãe, como maior segurançaqueima de calorias, facilitando o retorno ao peso anterior a gestação; o útero regressa mais rapidamente ao tamanho normal e protege a mulher contra a osteoporose, o câncer da mama e o de ovário.

Publicado em 1/8/2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário