Carapebus realiza V Conferência Municipal de Saúde
- vista 14 vezes
A prefeitura de Carapebus, através da secretaria de Saúde, realizou a V Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Colégio Municipal Antônio Augusto. O evento reuniu a população Carapebuense, profissionais de saúde e autoridades do município para discutir políticas públicas que vão de encontro com os interesses da comunidade.
O tema da Conferência foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, dividido em três eixos; I – Direitos à Saúde, garantia de acesso, atenção de qualidade e participação social; II – Valorização do trabalho e da educação em Saúde; e III – Financiamento do SUS e relação Público-Privado.
Os jovens da Guarda Mirim arrancaram aplausos na abertura da Conferência com a apresentação do Hino Nacional. Quem também chamou a atenção dos presentes foi o médico do PSF de Ubás, Dr. Peixoto, que elogiou o trabalho da Guarda Mirim e falou sobre a importância do Programa de Saúde da Família na prevenção de doenças.
A Conferência Municipal de Saúde é um fórum de deliberação da Política de Saúde conforme dispõe a Lei Federal 8.142/90, e tem como principais objetivos avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão.
Durante as Conferências, a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde assegurando diversas formas de pensar o Sistema Único de Saúde – SUS. As propostas elaboradas durante o evento serão encaminhadas para a Conferência Estadual.
O evento contou com a presença de uma das integrantes do Conselho Estadual de Saúde, Solange Belkior, que destacou a Saúde Pública como direito do cidadão. “A Saúde Pública tem que cuidar BEM, porque não falamos de números e sim de pessoas. Isso só acontece quando os profissionais e as prefeituras vestem a camisa”, destacou Solange.
A secretária de Saúde, Maria de Jesus Barbosa, apresentou os dados do município e falou dos avanços do município neste primeiro quadrimestre. “O município realizou 2482 atendimentos de transporte para realização de exames em outras cidades, isso tudo gera despesas. Conseguimos um aparelho de ultra-som que em breve realizará o exame no anexo ao Hospital. Mesmo com todas as dificuldades a Saúde de Carapebus está evoluindo, devo isso a minha equipe que trabalha para a população com muita dignidade”, falou a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário