COORDENADORIA DE CULTURA E TURISMO DE QUISSAMÃ REALIZA OFICINA DE JONGO MIRIM
AS AULAS SÃO MINISTRADAS AOS SÁBADOS, DAS 14H ÀS 15H30 NO MEMORIAL DE MACHADINHA
A Diretora do Memorial de Machadinha, Dalma dos Santos Ricardo e o Mestre de Tambor do Grupo de Jongo “Tambores de Machadinha”, Leandro Nunes Firmino, são os responsáveis pela oficina, que na parte teórica ensina as letras das músicas de raízes tocadas nas apresentações e esclarece a influência dos fatos históricos locais. Na parte prática, os alunos aprendem o bailado.
“A ideia é trabalhar junto com os mestres para transmitir os saberes e conhecimentos às novas gerações, para que a raiz da nossa história se mantenha viva”, afirmou Dalma Ricardo. Atualmente, a oficina possui 18 alunos, mas os interessados ainda poderão se inscrever. Para mais informações, basta comparecer ao Memorial de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h.
Vale ressaltar, que esse tipo de trabalho também acaba resgatando, em muitos casos, a autoestima tanto da criança, quanto do jovem que participa ativamente das aulas. É uma espécie de preparação para os que se sobressaem no grupo, pois esses alunos acabam sendo convidados para participar do Grupo de Jongo da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário