segunda-feira, 3 de agosto de 2015

DIA ESTADUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E COMBATE À HANSENÍASE E TUBERCULOSE É CELEBRADO EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

SERÃO REALIZADAS AÇÕES DURANTE TODO O DIA 6, PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

Foto: Adilson dos SantosDia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase e Tuberculose - Foto: Adilson dos SantosA Secretaria de Saúde de Quissamã, por meio do Programa Municipal de Tuberculose e Hanseníase, realizará uma programação diferenciada em comemoração ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase e Tuberculose, celebrado nos dias 05 e 06, respectivamente.
A hanseníase é uma doença infecciosa e atinge tanto a pele, quanto os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita de hanseníase não se automedique e procure imediatamente um serviço de saúde mais próximo.
É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele. Elas não coçam, mas causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, sensibilidade ao calor, frio e ao toque. O diagnóstico precoce e o tratamento imediato, que pode durar de seis a doze meses, são as melhores armas para cura.
Já a Tuberculose, é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 50.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium.
A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos, as articulações, a pele, os gânglios linfáticos, intestinos, rins e o sistema nervoso.
A tuberculose miliar consiste num alastramento da infeção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e encéfalo), causando infecções graves denominadas de “meningite tuberculosa”.
Nesta terça-feira (04), médicos e enfermeiros receberão uma Capacitação em Tuberculose, ministrada pelo médico pneumologista da rede, Antônio Bento, na Coordenação da Estratégia da Família – ESF.
Na próxima quinta-feira (06), das 9h as 17h, uma equipe da saúde composta por enfermeira, assistente social e agente comunitário, estará com um stand na rodoviária do bairro Caxias, orientando os transeuntes e passageiros sobre as doenças. Além dos esclarecimentos, serão distribuídos folders.
Dando sequência à série de eventos programados para o dia 06, haverá uma caminhada em Barra do Furado, também às 9h, onde serão entregues panfletos para a população e serão feitas palestras nas escolas municipais Ignácio Hugo de Souza, Nelita Barcelos dos Santos, Maria Ilka de Queirós e Almeida e Colégio Estadual Barão de Monte Cedro.
O Colégio Estadual Visconde de Quissamã, os alunos do EJA – Educação para Jovens e Adultos do CIEP Brizolão 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva e do IFF – Instituto Federal Fluminense, também serão contemplados com as palestras ministradas por enfermeiras e assistentes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário