ESCOLAS DE QUISSAMÃ RECEBEM AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS PARA FALAR SOBRE A DENGUE
AS ATIVIDADES EDUCATIVAS AJUDAM A COIBIR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
O CIEP Municipalizado 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva, recebeu na manhã desta terça-feira (25), uma equipe formada por dois agentes de combate a endemia e um profissional do IEC – Informação e Educação em Saúde para divulgar mais dados sobre a luta contra a Dengue aos alunos do sexto ao nono ano. O intuito da ação é ajudar a coibir a proliferação do mosquito transmissor da doença.
É importante ressaltar que o ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, lixeiras, entre outros.
“Os agentes de endemia estão encontrando um alto índice de focos (larvas) positivos do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) nas residências de todos os bairros da zona urbana. Por isso, é fundamental que cada morador faça a sua parte”, pontuou o Coordenador de Vigilância em Saúde, Pablo Magno.
O Coordenador ressaltou ainda, que nesta quarta-feira (26), às 9h, a Escola Municipal Professora Tânia Regina Paula receberá a atividade e na quarta-feira (27), às 14h, ela retornará ao CIEP para atender aos alunos do turno da tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário