terça-feira, 25 de agosto de 2015

I ENCONTRO DE SABERES DO PROJETO TERRITÓRIOS CRIATIVOS, REALIZADO EM QUISSAMÃ, FOI UM SUCESSO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

EVENTO FOI ORGANIZADO PELA UFF E MINC EM PARCERIA COM A PREFEITURA

Foto: Grazielle QueirósO evento gratuito, foi um sucesso e teve grande adesão por parte da comunidade local - Foto: Grazielle QueirósA Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria de Cultura e Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense – UFF e o Ministério da Cultura – MinC, contribuiu com a organização do I Encontro de Saberes que aconteceu neste final de semana, na Comunidade Quilombola Machadinha. O evento gratuito, foi um sucesso e teve grande adesão por parte da comunidade local.
Durante o sábado (22) e o domingo (23), foram realizadas diversas atividades ao mesmo tempo como artes visuais, música, literatura, oficinas tendo como temas a culinária quilombola, a beleza negra, onde foram ensinadas trança afro, turbante e maquilagem, de histórias e memórias para crianças, de danças afros, de tambores e percussão, artesanato, exibição de vídeos, mesas de debates, entre outros.
O Cortejo do Boi Surubim e o Boi da Escola do Quilombo, assim como a Exposição Raízes do Sabor com comidas típicas produzidas na oficina e degustada pelos participantes, foram pontos altos do sábado. No encerramento das atividades, a apresentação do Fado de Quissamã, do Jongo Tambores de Machadinha e o tradicional forró, tendo como iluminação rústica, a fogueira, deram um clima especial ao evento.
Já no domingo, a programação começou com o “Café da Reexistência”, composto por bolos típicos da comunidade quilombola. Em seguida, oficinas de danças afro-brasileiras e de identidade quilombola foram ministradas pelo grupo GRIOT de Cabo Frio. O Mestre Dengo, de Macaé, foi o responsável pela oficina de capoeira e a de artesanato, ficou por conta do Zé Cigano, Denise e Luiz Henrique.
O grupo de mulheres quilombolas que praticam a culinária da senzala, foi responsável pela confecção da concorrida feijoada no Restaurante Casa de Artes. Ainda teve uma roda de conversa para debater os elementos cotidianos e os modos de vida expressos nas tradições e cultura da comunidade quilombola de Machadinha, como forma de preservação da memória e reexistência cultural.
Alexandre Pimentel, Superintendente de Cultura e Sociedade da Secretaria do Estado de Cultura do Rio de Janeiro, falou sobre o evento. "É muito importante participar dessas atividades e conhecer uma comunidade como Machadinha, com tradição forte. A união entre o poder público, a comunidade e a universidade, deixará um legado muito positivo para a localidade. É a minha primeira vez aqui e estou surpreso com o que vi", pontuou.
Realizado pelo Projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos, que são bairros, cidades ou regiões que apresentam potenciais culturais criativos capazes de promover o desenvolvimento integral e sustentável, aliando preservação e promoção de seus valores culturais e ambientais, tem como uma das metas, fazer com que suas atividades geram trabalho, emprego, renda e inclusão social.
"O evento contribuiu com o fortalecimento da autonomia local. Ele também serviu como exemplo de organização e nos trouxe uma troca de experiência muito grande. Os ensinamentos sobre sustentabilidade foram de grande valia, assim como a capacitação na área cultural. O encontro nos ensinou bastante e vai nos ajudar a caminhar com nossas próprias pernas", pontuou a Diretora do Memorial de Machadinha, Dalma Ricardo.

IMAGENS DO EVENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário