Linha 4 do Metrô: Estação Nossa Senhora da Paz ganha santa em mosaico
Da Redação
Nossa Senhora da Paz, santa padroeira do bairro de Ipanema, que dá nome à praça onde funcionará uma das seis estações da Linha 4 do Metrô, ganhou nova roupagem. Em mosaicos, a imagem foi desenhada manualmente com cortes e recortes de azulejos coloridos e outros materiais. O trabalho é da artista Mariana Lloyd e ocupa um painel de 3,60 X 3m no acesso de passageiros da Rua Maria Quitéria, que já está pronto.
Tudo começou com uma foto da imagem no altar da paróquia e o tratamento computadorizado que antecedeu um desenho a mão feito pelo arquiteto Urbano Iglesias. Para desenvolver tonalidades e manter o equilíbrio entre cores e sombras, Mariana, que é designer gráfico, testou os azulejos lado a lado, antes de moldá-los quebrando com martelo ou com torquês. O grande mosaico mantém o espírito da arte contemporânea com peças de vidro, pedras coloridas, smalti (pasta de vidro) e azulejos de tamanhos variados que se encaixam um a um.
“O mais difícil nessa criação é coordenar o mosaico e as cores de forma que pareça uma peça única”, diz a artista, que contou com o apoio de pedreiros de acabamento do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras na região, para o arremate e rejunte das peças. A montagem na futura estação durou duas semanas, em paralelo às obras de execução do mezanino e das escadas de acesso às plataformas. Pedreiro de acabamentos, José Francisco da Silva, de 46 anos, cuidou com carinho do rejunte. "Ah, deu gosto fazer uma santa tão bonita, que vai abençoar os cariocas que passarem por aqui", comemora ele.
O fundo do mosaico da santa tem dois tons de azul e branco e foi inspirado numa parede da igreja. As vestes de Nossa Senhora foram produzidas com peças de azulejos lisos e decorados, em variações de vermelho, laranja e ouro velho. Em volta da coroa, pedras transparentes que lembram pontos de luz. Mariana levou três meses para montar o painel no ateliê Codorna, na Lapa, com uma equipe de oito pessoas. Como sua habilidade é mosaico abstrato, a mosaicista convidou Maria Emília Jannuzzi para criar os rostos.
“Fiquei muito feliz com o resultado. Esta é minha cidade e, como ando muito de metrô, este trabalho precisava ser especial”, diz Mariana.
Em fase de acabamentos, a Estação Nossa Senhora da Paz vai receber mais de 47 mil pessoas, a partir de 2016. Os acessos de passageiros já estão prontos, inclusive com escadas rolantes testadas. Os colaboradores se dedicam agora à construção das salas técnicas e do mezanino. Dutos de ventilação e abafadores de ruídos também estão sendo instalados. Na entrada pela Rua Joana Angélica, dois outros painéis artísticos decoram a área de circulação dos passageiros – um deles conta em azulejos a história do bairro de Ipanema e o outro mostra, com uma estrutura de ferro, uma figura humana de braços abertos para a pomba da paz.
Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.
A ligação metroviária entre Ipanema e Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em junho de 2016, com o início da operação assistida, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam feitos. A operação comercial nos mesmos horários das demais linhas do metrô será iniciada em julho de 2016. A partir do ano que vem, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.
MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário