sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Macaé recebe cerca de 300 alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica

26/08/2015 17:29:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Aluno testando os equipamentos.
Foto: Maurício Porão
Atividade estimula raciocínio lógico dos alunos
Pela primeira vez, Macaé recebeu a Olimpíada Brasileira de Robótica. Cerca de 300 estudantes, adeptos de tecnologia, ciência e automação, participaram nesta quarta-feira (26) da etapa regional na Cidade Universitária. A programação integrou cerca de 200 alunos de 35 equipes representantes do Estado do Rio de Janeiro de municípios como Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Niterói, Rio Bonito, Rio de Janeiro. A rede municipal envolveu cerca de 60 alunos de cinco equipes participantes representantes de unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira, Natálio Salvador Antunes, Elza Ibrahim, Eda Daflon, Sana, Ancyra Gonçalves Pimentel e Colégio Aplicação (CAp). O evento faz parte do programa #InovareAprender.
Nas arenas montadas para a programação, os participantes se envolveram em três rodadas específicas para o tema “Resgate a uma vítima de um local sem acesso humano”. Sob olhares atentos de 17 juízes, os integrantes das equipes destacaram a montagem de robôs e apresentaram trabalhos referentes a situações do mundo real produzidos com sensores e estratégias, para garantir o percurso seguro do espaço de risco em que se encontra a vítima até a sala de resgate. A programação contou com estudantes do nível I, que abrange do 6º ao 9º ano e nível II, que conta com equipes de Ensino Médio e Ensino Fundamental. As equipes classificadas são as que melhor enfrentarem os desafios e obstáculos apresentados na arena.

Com isso, os primeiros colocados de cada categoria vão fazer parte da fase estadual, que será realizada no dia 19 de setembro, na sede da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Gávea), no Rio de Janeiro. Após a seleção nas fases regional e estadual, a próxima etapa das equipes vencedoras será a etapa nacional First Lego League-2015, no mês de novembro, em Uberlândia. Em ambas, os estudantes resolverão questões do mundo real no projeto de pesquisa.

Aprovação - Divididos em equipes que ganharam nomes como TecnoElza, Serratec, Sanandroid, RoboticaMente, RoboCAp, Robóticos Daflon e Olimpus, os alunos da rede municipal fizeram da Olimpíada uma verdadeira festa científica. Bernardo Branco, Nathália Pires, Tayan Cunha e Aliciane Medeiros, que estudam no Sana, afirmaram que fazer parte de um evento de robótica é um sonho. “A robótica nos deixa mais concentrados e unidos. Com este programa a gente aprende a ter mais cooperação com o próximo”, contou Bernardo.

Com a realização da OBR em Macaé, a intenção, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é oferecer uma gama de possibilidades que ajuda a estimular a formação do aluno. “O programa voltado para Iniciação à Robótica tem sido utilizado como estratégia importante para contribuir no ensino de conteúdos transversais de disciplinas como Ciências, Física, Matemática, Geografia, História e até mesmo Língua Portuguesa. A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década”, disse.

Estiveram no evento a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andréa Martins e a coordenadora da OBR Regional e coordenadora de Projetos Especiais, Luemy Ávila. Também presente, o responsável pelo programa Escola em Ação Odebrecht Óleo e Gás, Domiciano Souza, anunciou que além da Biblioteca sobre Rodas, o “Escola em Ação” vai contribuir com a ampliação da robótica na rede municipal.

Outras atividades - Além da robótica, a garotada teve a oportunidade de ler livros e ouvir histórias da equipe que atua na Biblioteca Sobre Rodas, ônibus da rede municipal direcionado à leitura. A palestra “Inteligência Artificial” foi abordada pela professora doutora de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Flávia Bernadine.

Rede municipal - Em Macaé, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás por meio do “Escola em Ação” com apoio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto ao programa #inovareaprender da secretaria de Educação. A próxima programação que será realizada pela rede municipal é o Torneio de Robótica, que vai acontecer em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário