quinta-feira, 27 de agosto de 2015

 
Teresópolis, 27 de agosto de 2015 – Com apoio da Prefeitura de Teresópolis teve inicio nesta quinta-feira, 27, a exposição fotográfica intitulada ‘O Mundo da Bola’. Inicialmente realizada na Calçada da Fama, no Centro, a mostra itinerante é fruto do trabalho dos alunos do Projeto Olhares, desenvolvido pelo Lar Tia Anastácia; com patrocínio da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. 

Há dois anos, o Lar Tia Anastácia assumiu o desafio de ampliar o olhar de crianças e jovens da comunidade do Rosário por meio da fotografia. O projeto busca desenvolver a perspectiva visual não apenas no campo profissional, mas no cotidiano dos pequenos fotógrafos. A cada encontro, um novo aprendizado. A cada foto, uma nova mudança de vida. 

“É um projeto único e inovador dentro da comunidade e que proporciona aos alunos o acesso à iniciação fotográfica, despertando neles o olhar para a arte da fotografia. A culminância do projeto sempre é uma exposição e este ano trouxemos para as ruas ‘O Mundo da Bola’. A primeira edição foi ‘Nós, Mulheres do Rosário’ e a segunda, ‘Brincadeira é Coisa Séria’. Esperamos que a população goste e prestigie”, comentou a coordenadora administrativa do Lar Tia Anastácia, Flávia Becker, informando ainda que a mostra ficará até o dia 3 de setembro na Calçada da Fama. 

Já no primeiro dia, a exposição foi prestigiada por muitos. Além da presença das secretárias de Cultura, Cléo Jordão, e de Educação, Carla Rabello, curiosos e profissionais da área enalteceram o evento. “Vim às edições anteriores e percebo o desenvolvimento grande desses alunos na qualidade das fotos. O trabalho e o olhar deles está cada vez melhor”, comentou o fotógrafo profissional Peter Schneider que já atuou em produções de imagem em empresas de comunicação de grande porte e expressão nacional e internacional. 

O jovem de 15 anos, José Artur dos Santos Neto, integrante há um ano do Projeto Olhares, falou da experiência em participar do programa. “Estou muito feliz por fazer parte disso porque a fotografia é muito cativante. Pretendo me profissionalizar, trabalhar com isso e o curso já é meio caminho andado”, declarou o menino. 

Com coordenação geral de Flávia Becker, o Lar Tia Anastácia atende cerca de 160 famílias, moradoras do bairro de São Pedro e adjacências, através de atividades variadas. 

Texto - Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário