QUISSAMÃ ESTÁ NA ROTA DO TURISMO PEDAGÓGICO DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE
ESTUDANTES DE MACAÉ VISITARAM O MUNICÍPIO NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA (12)
A visita é um estudo de campo com o intuito dos docentes complementarem o conteúdo teórico aplicado em sala de aula, tornando o aprendizado mais efetivo. Este é o oitavo grupo escolar de municípios da região Norte Fluminense, que este ano, escolheu Quissamã como referência em turismo pedagógico.
Os alunos foram acompanhados da Coordenadora Pedagógica Lúcia Monteiro, da
Professora, Cláudia Monteiro e do condutor de visitantes, Luis Gustavo
Pessanha. O roteiro de um dia incluiu visita ao centro histórico, abrangendo a Praça Brigadeiro José Caetano e o Centro Cultural Sobradinho. Também fizeram parte, o Museu Casa Quissamã e o Memorial da Fazenda Machadinha.
Na visitação, os educandos aprenderam detalhes sobre a história do município, como a origem do nome, seu processo de emancipação, a formação da sociedade e o modo de vida percebida pela construção social relacionada aos elementos históricos baseado na participação social.
Os pontos de visitação retratam significativamente o passado, cuja região foi um polo da produção canavieira de extrema importância para o Brasil, pois, na época, o açúcar era um produto de alto valor no mercado internacional. Mesmo com algumas alterações na paisagem provenientes da modernidade, advindas da indústria do Petróleo, as opções de espaços de visitação atraem muitas escolas.
Quissamã possui casas em estilos arquitetônicos diferenciados, senzalas habitadas por descendentes de escravos, imóveis históricos, fazendas do período áureo da cana-de-açúcar, bem como manifestações culturais, patrimônios ambientais estão entre os inúmeros recursos turísticos capazes de impressionar bastante os visitantes.
“A Prefeitura Municipal de Quissamã mantém uma oferta de atrativos bem diversificada, confirmando que as políticas públicas implementadas em prol da memória afetiva e a valorização dos patrimônios, favorecem o desenvolvimento do turismo”, declarou o Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos.
Vale ressaltar que as visitas escolares são gratuitas e podem ser realizadas mediante
agendamento prévio pelo interessado, através do telefone da
Coordenadoria Municipal (22) 2768-9300 Ramal 9402 ou e-mail fcultura.quissama@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário