sexta-feira, 29 de abril de 2016

Biblioteca Pública realiza programação literária em Icoaraci

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 29/04/2016 20:35

  • / JARDIM POÉTICO / 29/04/2016 20:35

    Projeto Jardim Poético,na Biblioteca Municipal, visa incentivar e difundir o trabalho de artistas e integrar a população de Icoaraci.


Com uma vasta programação cultural, a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, localizada no distrito de Icoaraci, realizou nesta sexta-feira, 29, a segunda edição do projeto Jardim Poético, que envolve a participação de grupos escolares, instituições e, especialmente, a comunidade local. O evento, aberto ao público, teve início às 10h e seguiu até às 17h.
O projeto tem como objetivo incentivar e difundir o trabalho de artistas, artesões e entidades daquela localidade, além de integrar a população do distrito. Durante todo o evento foram realizadas mais de 15 atividades, entre recitais de poemas, apresentações musicais e exposição de artesanato.
“Essa é uma nova proposta de biblioteca. Com esse espaço dinâmico, onde se trabalhe todo o tipo de linguagem, seja atrativa e que incentive a presença da sociedade”, avaliou a chefe da Divisão de Referência e Acervo da Biblioteca Avertano Rocha, Terezinha Lima.
Ainda de acordo com Terezinha, devido o surgimento de algumas tecnologias, algumas pessoas foram se afastando, “e, com esta proposta, nós trabalhamos outras linguagens dentro da arquitetura da biblioteca, para atrair novamente o público por meio do vasto acervo bibliográfico que possuímos, como os livros, revistas, brinquedoteca e a sala de vídeo”.
No evento foram realizadas apresentações teatrais, saraus literários, exposições de obras de artistas locais, apresentação de grupos de danças, feira de talentos, além de atendimentos por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, medição de pressão arterial e avaliação nutricional.
Alunos do 4º ano da Escola Municipal Monsenhor José Maria Azevedo, localizada no distrito de Outeiro, fizeram apresentações musicais que complementaram o evento. Entre os alunos, estava a pequena Giovana Oliveira, de 9 anos de idade, que interpretou a personagem “Narizinho” do Sítio do Picapau Amarelo, história escrita por Monteiro Lobato. “Eu gostei bastante de ter participado dessa apresentação, porque toda minha turma veio prestigiar”, relatou. Assim como ela, estava o tímido Alan Monteiro, de 10 anos, que conduzia o grupo ao som do seu tambor. “Aprendi a tocar para ajudar na apresentação dos meus amigos, eles cantam e eu toco”, disse.
Para a professora da escola Monsenhor Azevedo, Nazaré Marques, o encontro favorece a disseminação da cultura entre as crianças. “É sempre bom ter oportunidades como essa, de tirar as crianças de uma sala de aula, para fazer uma extensão do aprendizado em locais como a biblioteca”.
Um dos destaques da programação foi o lançamento do livro de literatura de cordel “Guapiando Sonhos na Ilha de Caratateua”, do escritor e poeta Apolo de Caratateua. “É uma felicidade estar presente em uma realização como esta, onde nosso povo está prestigiando a cultura local. E também vi aquelas crianças cantando uma das canções inspiradas no meu livro, isso foi muito gratificante”, afirmou. Também estiveram presentes os escritores Rui do Carmo, Hugo Chagas, Hugo Caetano, Melk Moraes e Diego Amador, que participaram do sarau literário.
Reconhecimento - No último mês, a Biblioteca Avertano Rocha foi campeã da 8ª edição do Prêmio Viva Leitura, do Ministério da Cultura (Minc), com o Projeto “Tornar Visíveis os Invisíveis” que incentiva moradores de rua à leitura.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP/Funpapa) que atende pessoas oferecendo atendimento em educação, saúde e geração de emprego e renda. A ideia surgiu a partir de uma reunião entre as duas entidades, onde foi identificado que as ações de promoção à leitura poderiam auxiliar na reinserção dos usuários à sociedade.

Texto: Karla Pereira
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário