sábado, 30 de abril de 2016

Macaé dar abraço simbólico para a Petrobras ficar

XICO DE PAULA | sexta-feira, abril 29, 2016 | 0 comentários
Durante toda manhã de ontem (28) dezenas de pessoas estiveram reunidos nos portões em ponta de Imbetiba, onde fica um anexo da Petrobras e pacificamente realizaram uma manifestação que deram nome "Fica Petrobras". A pequena chuva que caiu durante toda manhã na cidade, atrapalhou sensivelmente a manifestação. 

A desmobilização do setor da Petrobras começa a acontecer a partir do início do mês de maio. Em Porto de Açu, a empresa irá utilizar seis atracadouros que estão sendo construídos pela companhia Edson Chouest Offshore (ECO). O contrato foi assinado entre as empresas em abril ao custo de R$ 3 bilhões. Extra-oficialmente há informes de que a Petrobras estaria interessada em utilizar apenas três atracadouros, suficiente para atender a demanda excedente.

Dezenas de pessoas dos mais diferentes segmentos da cidade, temem pela transferência das atividades de logística da empresa no porto de Imbetiba para o de Açu, na cidade de São João da Barra. Os manifestantes temem que cresçam em Macaé o volume de desemprego. Somente este ano, a cidade contabilizou – segundo fontes do MT -  quase quatro mil postos de trabalho fechados, sendo que 50% foram no setor de serviço.

No ano que passou, Macaé registrou o fechamento de mais de doze mil empregos, principalmente no comércio e nos primeiros meses de 2016, já ocorreram quatro mil demissões em diversos segmentos de trabalho. O mais prejudicado foi sem dúvidas os foram proprietários de lojas, instalados no famoso calçadão da Rui Barbosa. Outro segmento que está temeroso é da construção civil em seguida o ramo imobiliário. Alguns postos de gasolina encontraram uma maneira para amenizar a situação, estão fazendo promoções nos derivados de petróleo nos fins de semana. 

Por outro lado,  em São João da Barra a estimativa é de que sejam abertas mais de 25 mil novas vagas de emprego com a ida da Petrobras e da Shell para porto de Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário