sexta-feira, 29 de abril de 2016

Dia Mundial da Dança em Macaé leva arte ao trânsito

29/04/2016 18:18:00 - Jornalista: Marilena Carvalho
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da apresentação na Rua Direita.
Foto: Rui Porto Filho
Apresentações marcaram comemoração na cidade
Aplausos, buzinas, alegria e a surpresa dos motoristas deram o tom da celebração do Dia Mundial da Dança em Macaé, nesta sexta-feira (29). A ação fez parte da programação que contou ainda com apresentações de dança na Praça das Artes do Teatro Municipal.
Cerca de 80 alunos da Escola Municipal de Dança divididos em grupos se apresentaram em três sinais de trânsito da área central da cidade produzindo belas performances aos olhares dos transeuntes. As coreografias foram de ballet, jazz e danças urbanas. Também fez parte desta celebração o grupo mirim de Capoeira do Polo Cultural Fronteira, sob a batuta do Mestre Anú.

A homenagem ao Dia Mundial da Dança teve a participação especial dos dançarinos Gutierry d'Ângelo e Carolina Secca, professores da Escola de Dança Jaime Arôxa, em Macaé, e contou também com apresentação dos Portadores da Alegria na Praça das Artes do Centro Macaé de Cultura.

"É uma emoção muito grande ver as pessoas agregadas neste momento de arte levado à população. Vejo a ocupação de um espaço urbano transformando a dança em poesia, é lindo olhar a arte bailando no ar", disse a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Tânia Jardim, ao apreciar as adolescentes dançando no sinal vermelho de uma das esquinas da Praça Veríssimo de Mello.

Para os alunos da Escola de Dança oportunidades como essa é um incentivo às pessoas se aproximarem e gostarem da dança, e também uma questão de reconhecimento. "Com a dança, tivemos melhoria do nosso desempenho em diversos aspectos, como disciplina, saúde corporal e conhecimento cultural", contam as irmãs Sara e Júlia Reyze Cardoso, 13 anos, matriculadas na escola há seis.

- Esta ação levada para as ruas dá visibilidade à dança e mostra a arte e a cultura produzidas no município. É importante expor o trabalho intenso, sério e também gratificante que desenvolvemos com aulas diárias de segunda a sexta. Para alguns alunos, a dedicação à dança pode significar, inclusive, a profissionalização no futuro - destaca Ivana Mussi, diretora da Escola.

As coreografias dos alunos preparadas para o circuito de rua foram coordenadas pela professora Vanessa Barcelos.

A Fundação Macaé de Cultura agradece aos parceiros que atuaram na iniciativa como a Escola de Dança Jaime Arôxa, Portadores da Alegria e a Secretaria Municipal de Saúde, que participou com distribuição de panfletos sobre prevenção do Aedes aegypti e gripe H1N1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário