quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dia Mundial da Educação: Macaé comemora avanços

28/04/2016 17:14:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de três crianças em sala de aula.
Foto: Maurício Porão
Investimentos buscam garantir a qualidade para os 42 mil alunos da rede
O Dia Mundial da Educação é nesta quinta-feira (28). Em Macaé, a data foi marcada pelo lançamento do projeto "Reciclar nas escolas". O objetivo é recuperar carteiras, mesas e armários considerados inservíveis. Para isso, as escolas municipais que atendem estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) participarão de oficinas itinerantes de reciclagem com duração de 30 dias para cada unidade de ensino.
A proposta, segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, é mobilizar a comunidade escolar, em especial alunos que vão aprender o ofício da reciclagem com profissionais que atuam na área. Diante do projeto, a secretária também anunciou a realização da campanha "Refazendo e revisando", que visa integrar colaboradores e, principalmente, pais e responsáveis pelos alunos para doação de ferramentas e insumos necessários para reforma de mobiliários como mesas e carteiras.

Além do novo projeto, a Secretaria de Educação está à frente de ações que busca o melhor processo ensino aprendizagem dos 42 mil alunos atendidos esse ano. "O município atua no desafio de atender os 9 mil novos alunos que chegaram este ano, ampliando cada vez mais a qualidade do serviço oferecido", afirmou Marilena.

Com reformas, expansão e inauguração de 18 novas escolas desde 2013, a prefeitura atingiu 100% da demanda dos alunos acima de dois anos. A educação de Macaé apresenta situações específicas. "Temos uma rede complexa e diferenciada por termos ganhado o título de capital nacional do petróleo e sermos geradores de riquezas para o país e região", frisou a secretária, destacando ainda que outra questão a ser levada em consideração é a valorização dos profissionais. "De acordo com registros, 70% dos que atuam nas escolas do município não são de Macaé, uma vez que a nossa rede é uma das que melhor oferece piso salarial da região Sudeste", apontou.

A gestão democrática também é um dos focos da pasta, que tratou da lei dos diretores e realizou a eleição para diretores. A eleição é considerada a fase decisória do processo, que passou por realização das campanhas nas escolas municipais e análise da apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar e votação dos candidatos. O procedimento foi coordenado, organizado e acompanhado pela Comissão Eleitoral. A democratização da rede municipal também é reforçada com o Plano de Cargos, Salários e Vencimentos.

Macaé também intensificou o trabalho pautado na determinação do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares, que tem como objetivo a transição das associações de Apoio à Escola em conselhos escolares com integração de pais, alunos e funcionários das escolas.

O combate ao mosquito Aedes aegypti também faz parte do trabalho da rede municipal. As unidades promovem ação integrada com o objetivo de conscientizar a população quanto aos cuidados na prevenção do vetor das doenças dengue, zica vírus e febre chicungunha.

Dia Mundial - A data é relembrada pela realização do Fórum Mundial de Educação de Dakar, no Senegal, que aconteceu no ano 2000 e estabeleceu seis metas globais por meio do marco de Ação de Dakar, compromisso global firmado por 164 governos reunidos na Cúpula Mundial de Educação. A iniciativa é para oferecer a todas as crianças, jovens e adultos uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem.

De acordo com a secretaria de Educação, a data também serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável e formação de valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário