sábado, 30 de abril de 2016

Dia de mobilização contra gripe terá 142 pontos de vacinação

30/04/2016 08:32:26

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Meta da campanha é imunizar pelo menos 80% do público-alvo
Meta da campanha é imunizar pelo menos 80% do público-alvo
Porto Alegre realiza mobilização contra a gripe neste sábado, 30, quando 142 locais de vacinação estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população-alvo, que inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público. Para esse último grupo, a orientação é que apresente prescrição médica que indique a necessidade da realização da vacina, receita médica que comprove a utilização de medicamentos de uso contínuo ou carteira/cartão de acompanhamento de doença crônica.

A abertura oficial será às 9h, com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, na sede da secretaria (avenida João Pessoa, 325), que também irá vacinar o público-alvo, servindo para dar suporte aos centros de saúde Modelo e Santa Marta, que tradicionalmente são bastante procurados. Outra opção será a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, que vacinará pessoas da comunidade das 8h às 17h, na avenida Padre Cacique, 372. A  única unidade que não abrirá neste sábado será a Santa Cecília (rua São Manoel, 543), administrada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A busca da vacinação contra a gripe continua intensa nas unidades de saúde da capital gaúcha. Até as 11h dessa quinta-feira, 28, foram aplicadas 158 mil vacinas, de acordo com dados da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os grupos prioritários têm a opção de se vacinar nas unidades de saúde localizadas nos bairros, sem precisar se deslocar ao Centro da cidade. A campanha vai até 20 de maio, sendo uma das ações da Operação Inverno da prefeitura.

A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso é feita anualmente. Estudos científicos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Também há pesquisa indicando eficácia geral da vacina influenza de 67%. A população com maior benefício foi a de adultos HIV positivos entre 18 e 55 anos de idade (76%), adultos saudáveis entre 18 e 46 anos de idade (70%) e crianças saudáveis com idade entre seis e 24 meses (66%).

Vacinação simultânea - A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos, procedendo-se as administrações com seringas diferentes em locais anatômicos diferentes.
Precauções - Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo vacinado por pelo menos 30 minutos em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas. 
Contra-indicações - A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.
Eventos adversos - Os eventos adversos decorrentes da aplicação da vacina contra influenza são de intensidade leve e tendem a desaparecer espontaneamente após 48 horas. Eritema, aumento da sensibilidade, enduração, edema ou dor no local da aplicação foram relatados mais frequentemente, persistindo por um ou dois dias, e febre maior que 38ºC, mal-estar e mialgia.
Meta da campanha é vacinar pelo menos 80% da população-alvo:
- Pessoas com 60 anos ou mais - Meta: 213.003
- Gestantes (em qualquer idade gestacional) - Meta: 14.391
- Puérperas (até 45 dias após o parto) - Meta: 2.366
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos - Meta: seis meses a menores de 2 anos = 28.782; dois anos a quatro anos 11 meses e 29 dias = 46.546
- Povos indígenas - Meta: 507
- Pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas) - Meta: 207.642
- Trabalhadores da área da Saúde (todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade) - Meta: 74.924
Total estimado - 588.161

Tratamento – O medicamento Oseltamivir (Tamiflu®) está disponível nas unidades de saúde e farmácias da rede de atenção do município de Porto Alegre. Para receber o tratamento, o paciente dever ter receita médica válida e dirigir-se a um dos locais de entrega. Em finais de semana e feriados, o medicamento pode ser obtido nos pronto atendimentos. As apresentações disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são Oseltamivir 30mg, 45mg e 75mg. Para a prescrição do medicamento, é usado o receituário simples. Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento é usado no tratamento de pacientes sintomáticos e não como prevenção.
Prevenção – Para evitar a disseminação da doença, são necessárias medidas simples, como lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel; proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra interna do cotovelo, evitando o uso das mãos; usar lenços de papel; manter os ambientes arejados, com bastante circulação de ar. Ter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis, contribui para conservar a imunidade alta. Se apresentar sintomas, procurar atendimento médico e tentar evitar locais com aglomeração de pessoas, como emergências hospitalares, escolas, transporte público, centros comerciais, entre outros.

Saiba mais sobre a influenza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário